Ao todo, serão 28 apresentações até o dia 4 de junho
A partir desta segunda-feira (16), 14 municípios catarinenses serão palco da 11ª edição do projeto itinerante Viagem Teatral, que leva o espetáculo “Malagueta Quer Ser Grande” de forma gratuita para as comunidades.
Ao todo, serão 28 apresentações até o dia 4 de junho, nas cidades de Criciúma, Içara, Forquilhinha, Maracajá, Araranguá, Tubarão, Jaguaruna, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Nova Veneza, São João Batista, Bombinhas, Porto Belo e Palhoça.
Além das apresentações, o Viagem Teatral promoverá 10 oficinas de formação para que professores e profissionais do setor possam levar mais cultura e conhecimento para os seus públicos por meio de contação de histórias.
Realizado desde 2011, o projeto foi obrigado a fazer uma pausa nos últimos anos por conta da pandemia, o que torna a 11ª edição ainda mais especial. Todas as apresentações são gratuitas, e têm o objetivo de levar arte e entretenimento para comunidades com pouco acesso ao teatro. O espetáculo tem duração de 35 minutos e classificação livre.
“O espetáculo é um convite para uma viagem de descobertas sobre ser gente grande e a importância de aceitar o seu tamanho, respeitando todas as fases da vida humana. O público pode esperar muita risada e momentos de poesia e lirismo”, destaca a atriz Paula Bittencourt, intérprete da Palhaça Malagueta, uma boneca que cria vida para ser grande como as crianças.
A 11ª edição do Viagem Teatral é uma realização da Harmônica Arte e Entretenimento, do Ministério do Turismo e da Secretaria Especial da Cultura.
A iniciativa é patrocinada pela Companhia de Gás de Santa Catarina, SCGÁS, por meio de lei de incentivo. O gerente de marketing e comunicação da distribuidora, Conrad Raymundo, explica que é através dos projetos apoiados que a sociedade conhece o papel de desenvolvimento promovido pelo modelo de concessão operado pela companhia: “Por meio do apoio a projetos sociais, levamos entretenimento e cultura em espaços que carecem desse tipo de serviço. Esta atividade respeita um dos objetivos núcleo da nossa marca social”.
Confira o itinerário do projeto na região:
Criciúma 16/5
Apresentação: EMEB Luiz Lazzarin (Luiz Caroli, 525); 10h e 13h30
Içara 17/5
Apresentação: EMEF Paulo Rizzieri, Bairro Boa Vista; 10h30 e 13h30
Forquilhinha 18/5
Apresentação: Rua Coberta da Praça dos Imigrantes Alemã; 10h e 13h30
Morro da Fumaça 19/5
Apresentação: Rua XV de Novembro, Centro (ao lado do Paço Municipal), integrando a programação da Maggiofest; 10h e 14h
Araranguá 20/5
Apresentação: Praça Hercílio Luz, Jardim Alcebíades Seara; 10h e 13h30
Maracajá 23/5
Apresentação: Centro Esportivo Municipal Antônio da Rocha; 10h e 13h30
Nova Veneza 24/5