A Secretaria de Assistência Social e Habitação de Araranguá, está promovendo um projeto em grande escala, sem prazo para encerramento. O projeto “CREAS Empodera Mulheres Contra a Violência” que abrange toda a comunidade, como: empresas, Presídio Regional, Clubes de Mães, Unidades de Saúde e escolas, entre outros.
A ação visa o combate à violência contra as mulheres e ao mesmo tempo levar para elas o fortalecimento da autoestima para que saiam da situação de dependência. “É importante que elas saibam que tem uma rede de proteção trabalhando neste sentido”, ressalta a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Vilma Okamoto.
Outro ponto importante do projeto é a conscientização das consequências que a violência causa nas mulheres. “Quem bate e maltrata cria uma falsa justificativa de que esta é uma representação do amor”, destaca Vilma.
Até agora foram visitados: Clubes de Mães, como os da Cidade Alta, Jardim das Avenidas, Barro Vermelho, entre outros, e empresas como a CTA. Na última semana a ação foi até o Presídio Regional visando levar para os detentos a conscientização.
Os casos de violência contra a mulher devem ser denunciados através do Disque 100. Todo o trabalho é guardado sob sigilo.