102.9 FM
102.9 FM
BombeirosProtocolo do CBMSC para atendimento de pessoas com autismo completa um ano...

Protocolo do CBMSC para atendimento de pessoas com autismo completa um ano com mais de 400 ocorrências registradas

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) celebrou um ano de implantação do Protocolo Operacional Padrão para Atendimento Pré-Hospitalar (APH) voltado a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Pioneiro no país, o protocolo já possibilitou 459 atendimentos especializados, incluindo 433 atendimentos pré-hospitalares, 16 ocorrências de busca e resgate, além de ações preventivas e apoios. Entre os casos mais frequentes estão convulsões, quedas, desmaios e emergências psiquiátricas.

A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Laboratório de Pesquisa em Autismo e Neurodesenvolvimento da Unesc, capacita os socorristas para um atendimento humanizado e sensível às características comportamentais de pessoas com TEA.

Dentre as ações previstas, destaca-se a abordagem silenciosa da viatura — com sirenes e luzes desligadas antes da chegada ao local — visando reduzir estímulos que possam gerar crises.

“O protocolo trouxe um atendimento mais sensível, mais adequado a esses pacientes e, com isso, além de melhorar a qualidade do nosso serviço, trouxe também mais segurança para os nossos bombeiros”, destacou o tenente-coronel Henrique Piovezan da Silveira, presidente da Coordenadoria de Atendimento Pré-Hospitalar do CBMSC.

O sucesso da iniciativa coloca Santa Catarina como referência nacional, incentivando a expansão do modelo para outros estados e promovendo acessibilidade e inclusão nas situações de urgência e emergência.

Créditos: Divulgação CBMSC
Texto: Karla Lobato – Centro de Comunicação Social | CBMSC

Relacionados

spot_img
spot_img

Últimas Notícias