Malucha Nunes Caetano Pacheco, nasceu em 07 de novembro de 1981 em Criciúma, filha de Marinez e Carlos Alberto Nunes Caetano, é casada com Filipe da Rosa Pacheco. Desse amor nasceram duas filhas Anallu e Alice Caetano Pacheco.
Atualmente Malucha mora em Sombrio, é formada em Psicologia há quase 15 anos, e desde então trabalha no Colégio IEMES, escola essa que a psicóloga define como sua “segunda casa” de tanto amor que tem pela instituição.
Malucha é graduada em psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Psicodramatista, Psicopedagoga Clínica e Institucional pela IEP/UNIASSELVI, Pós-Graduada em Educação Especial Inclusiva pela Universidade São Braz, Coach Vocacional pelo Instituto Maurício Sampaio, KidCoach pelo Instituto de Coaching Infanto Juvenil, Facilitadora Habilitada da Jornada das Emoções, possui diversos cursos em Disciplina Positiva, Livroterapia, e é facilitadora Licenciada no Programa Educação Emocional Positiva. Possui formação em Conto Expressão pela EPsihum-Escuela de Terapia Psicoexpressiva, Educadora Parental em Disciplina Positiva certificada pela Positive Discipline Association, Pratitioner de Barras. Atualmente faz mestrado em Contoexpressão pela EPsihum- Escuela de Terapia Psicoexpressiva e Especialização em Avaliação Psicológica pelo Instituto Rhema Educação.
Em seu percurso profissional trabalhou com crianças e adolescentes em contextos diversificados: clínico, social e escolar. Tanto em atendimentos individuais, como em grupos terapêuticos. Suas áreas de estudo e pesquisa são: Psicodrama, Terapia Cognitiva, Disciplina Positiva, Infância, Adolescência, Psicopatologia, Psicopedagogia, Livroterapia, Orientação Profissional e Planejamento de Carreira.
Em entrevista exclusiva à nossa equipe Malucha falou sobre o livro “Contos que curam” que foi lançado na Livraria Cultura em São Paulo. “O amor pela escrita surgiu na infância, os livros sempre estiveram presentes na minha vida, aprendi a ler com 4 anos, minha mãe pedagoga exímia me ensinou, de forma tranquila através de livros infantis pelos quais eu sou apaixonada até hoje. Desde que tive minhas filhas é um hábito nosso aqui em casa ler para elas e com elas. O convite do livro ´Contos que curam´ veio após um curso de Contoexpressão, a autora do livro ´Carlota não quer falar´, Claudine Bernades é brasileira mas vive na Espanha há mais de 20 anos nos deu o curso e logo nos presenteou com o convite do livro, somos 24 autoras de todo Brasil”.
O livro reúne estudos, contos e oficinas de um grupo de especialistas para apresentar os significados e também as mensagens que as histórias transmitem, tanto para a mente consciente, quanto para a inconsciente. Na medida em que as narrativas se desenrolam, dão espaço à consciência, mostrando os caminhos para satisfazer as necessidades e os desejos, de acordo com as exigências do ego e superego. Ou seja, ocorre uma verdadeira transformação interior que acaba transcendendo sobre toda a vida no futuro.
Para a psicóloga, escrever se tornou um momento de luz, que a inspira e motiva. “Esse é o primeiro livro que estou lançando. Tenho um livro digital e gratuito sobre as emoções para os pais, ele pode ser baixado no site www.psicologamalucha.com.br. Em breve teremos novidades com um livro infantil que falará sobre mordidas na infância”.
Ainda sobre o livro ‘Contos que curam’, o conto de Malucha fala de uma história real de amor. “A história da minha vida, por isso a emoção sempre me toma ao ler, fazer parte de um livro nunca foi minha pretensão, ou sonho, foi um convite que encarei como uma nova oportunidade de aprendizado, e dei o meu melhor como sempre tento fazer nas coisas as quais me proponho. Estou muito feliz com a repercussão de tudo isso, e com o carinho que tenho recebido de tantas pessoas que admiro. Carinho de amigos, colegas, alunos, ex- alunos e da minha família, meu porto seguro. Acho que o ´bichinho´ da escrita me pegou, tenho mais alguns projetos e estou muito feliz por tudo isso”.
Sobre o lançamento em São Paulo relatou: “Foi lindo, tivemos o prazer de estar com as colegas de várias partes do Brasil que participaram do livro conosco, e com o diretor da Literare. Tendo também a oportunidade de conceder entrevistas para jornais, e canais do Youtube. Foi uma experiência fantástica onde tive o prazer de ter comigo minha mãe e minha filha que representaram a família inteira neste momento especial. Dias depois participamos da Bienal onde também vivemos momentos mágicos”.
Em Sombrio o livro pode ser adquirido na Livraria Universo Cultural no Outlet no Japonês.