A programação principal da campanha prevê quatro eventos
Todos os anos, a Rede Feminina de Combate ao Câncer participa ativamente da campanha internacional do Outubro Rosa. Em 2023 não seria diferente e faltando menos de um mês, lança oficialmente a sua programação que conta com diversas ações.
O objetivo do grupo de mulheres que atua de maneira voluntária é conscientizar as pessoas durante o mês de outubro com ênfase à prevenção e necessidade de cuidados com a saúde. “Ampliamos a nossa programação neste ano para gerar mais engajamento com a comunidade. Nos trinta dias do mês estaremos realizando ações que chamam atenção para causa e o aumento dos casos de câncer”, explica a presidente, Marta Dias.
A programação principal da campanha prevê quatro eventos, mas todos os dias do mês devem ter ações realizadas pelas voluntárias. A abertura oficial será no dia 05 de outubro no auditório do Center Shopping com a participação de convidados especiais que debaterão o tema no Painel Motivacional. O ingresso é 01 kg de alimento.
Já no dia 06 em parceria com a secretaria de Saúde municipal, a Rede Feminina participa de uma missa e a tradicional passeata pelo centro da cidade. No sábado, dia 07, um pedágio educativo promete ganhar a Av. sete de Setembro.
Segundo as organizadoras, outras ações também estão previstas, como a participação em sessões da Câmara Municipal e na Alesc, visitas nas escolas e também em empresas e agências bancárias. “É necessário que as empresas que desejam receber a rede para levar informações sobre a campanha façam agendamento antecipadamente para que tenhamos oportunidade de ir até elas. Estamos com muitas participações em quase todas as semanas do mês da campanha”, detalha a vice-presidente, Nadir Ripplinger.
Tarde Cor-de-Rosa
Na programação da Campanha Outubro Rosa da Rede de Araranguá também está previsto o encerramento das atividades no sábado, dia 22 de outubro com a realização da Tarde Cor-de Rosa – um evento tradicional na cidade. Neste ano, será realizada no Grêmio Fronteira às 16h e assim como nas edições anteriores um delicioso café será servido aos convidados. São esperadas em torno de 400 pessoas. Os convites podem ser adquiridos com as voluntárias.
Sobre a rede
Há mais de 30 anos a Rede Feminina de Combate ao Câncer atua em Araranguá levando conforto, esperança e prevenção às mulheres vítimas de câncer. É a única rede do Vale do Araranguá, atendendo também pacientes de outros municípios. Com o passar dos anos, deixou de ser apenas um grupo que atua em campanhas de prevenção ao câncer de mama e colo de útero. Hoje, em parceria com a UFSC oferece na chamada “sala rosa” apoio fisioterapêutico, contando também com psicóloga e atendimento de reiki àquelas mulheres que necessitam da técnica. “Cestas básicas, exames e outros serviços sociais também são intermediados através da rede que conta com trabalho voluntário e totalmente gratuito”, explica a ex-presidente e atual secretária, Fátima Linhares.
Colaboração :Morgana Daniel