A iniciativa promove, através de placas, um caminho que começa desde o ingresso do turista pela BR-101, em Torres
No dia 17, quinta-feira, será realizado na cidade de Capivari do Sul um encontro de lideranças de todo o Litoral gaúcho para o lançamento oficial do novo corredor turístico Torres/Chuí. O projeto foi criado pelas associações de turismo do Litoral Norte e Costa Doce, disponibilizando uma nova opção para os turistas vindos do centro do país em direção ao Uruguai e Argentina.
A iniciativa promove, através de placas, um caminho que começa desde o ingresso do turista pela BR-101, em Torres. Os viajantes terão a oportunidade de optar por essa rodovia até as cidades de São José do Norte e Rio Grande, e a partir daí seguindo pela BR 471 até o Chuí.
As entidades avaliam que essa nova alternativa será determinante para uma mudança radical, tanto na economia como no turismo de todo o Litoral, pois os atrativos naturais de ambas as regiões, apesar de seu potencial turístico e ecológico, permanecem ainda pouco conhecida tanto por turistas como dos próprios gaúchos. Em parceria com a CCR Via Sul, concessionária que administra os trechos da freeway e da BR-101 gaúcha, placas de sinalização foram colocadas, indicando o acesso para que o turista prossiga na via até a região sul do Estado.
Além disso, no evento a comissão que trata da construção da ponte entre São José do Norte e Rio Grande vai trazer informações sobre o atual estágio do projeto, com o estudo de viabilidade feito pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit). A criação da passagem é um pleito antigo e faz parte da rota turística. Ainda não há previsão, no entanto, de quando as obras podem ser iniciadas no local, que é considerado estratégico.