102.9 FM
102.9 FM
EducaçãoSanta Catarina atinge 2ª menor taxa de analfabetismo do Brasil

Santa Catarina atinge 2ª menor taxa de analfabetismo do Brasil

Santa Catarina registrou um índice de analfabetismo de 1,9% entre pessoas com 15 anos ou mais, a segunda menor taxa do país, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo IBGE. O estado ficou atrás apenas do Distrito Federal (1,8%), com uma taxa três vezes menor que a média nacional (5,3%).

O resultado do segundo trimestre de 2024 mostra um avanço significativo, já que em 2022 Santa Catarina ocupava a terceira posição, empatada com São Paulo (ambos com 2,2%).

O secretário de Estado do Planejamento, Fabrício Oliveira, afirmou que o resultado é um marco no desenvolvimento social. “O avanço na alfabetização representa, sobretudo, dignidade, inclusão social e novas oportunidades”, declarou. Ele atribuiu o desempenho ao compromisso do governador Jorginho Mello com políticas de valorização da educação e da formação cidadã.

Iniciativas para o fortalecimento da aprendizagem

A Secretaria de Estado da Educação (SED) está reforçando a qualificação do ensino através do programa Qualifica SC, que faz parte do movimento Educação Levada a Sério. A secretária Luciane Bisognin Ceretta destacou o foco em fortalecer a aprendizagem e a formação continuada.

Entre as medidas, está o Programa Estadual de Fortalecimento da Aprendizagem, voltado a alunos do 5º ao 9º ano com dificuldades em leitura e escrita. Além disso, a Escola de Formação de Professores e Gestores está sendo implantada para fortalecer a compreensão dos profissionais sobre os processos de avaliação.

Destaque regional e econômico

Santa Catarina lidera a Região Sul, que tem a menor taxa de analfabetismo do país (2,7%), à frente de Rio Grande do Sul (2,4%) e Paraná (3,5%).

Além do desempenho na educação, Santa Catarina mantém indicadores econômicos favoráveis. O estado registra a menor taxa de desemprego de sua série histórica, com apenas 2,2% no segundo trimestre de 2025, menos da metade da média nacional (5,8%). O avanço concomitante nos indicadores sociais e econômicos evidencia a qualidade de vida da população catarinense.

Relacionados

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

Últimas Notícias