102.9 FM
102.9 FM
Meio AmbienteSanta Catarina tem as melhores praias das Américas e da Península Ibérica...

Santa Catarina tem as melhores praias das Américas e da Península Ibérica aponta ranking internacional

Jurerê Internacional, Estaleiro e Praia do Forte foram eleitas destaques em categorias distintas pelo CIF Playas

Santa Catarina mais uma vez ganha destaque internacional. Três praias catarinenses foram eleitas as melhores das Américas e da Península Ibérica em diferentes categorias, segundo ranking elaborado pelo Centro Internacional de Formação em Gestão e Certificação de Praias (CIF Playas). O levantamento analisou mais de 200 praias em 11 países, considerando critérios como recreação, conservação ambiental, proteção natural e qualidade sanitária.

As vencedoras catarinenses são:

  • Melhor Praia Urbana: Jurerê Internacional (Florianópolis)
    Conhecida por sua infraestrutura sofisticada, beach clubs, casas luxuosas e águas claras, Jurerê Internacional conquistou o título de melhor praia urbana. O local é frequentado por turistas em busca de conforto à beira-mar.

  • Melhor Praia de Vila: Praia do Estaleiro (Balneário Camboriú)
    Com mar agitado e ambiente mais reservado, o Estaleiro atrai turistas que buscam sossego e espaço na areia. É considerada uma alternativa mais tranquila às movimentadas praias Centrais de Balneário Camboriú.

  • Melhor Praia Rural: Praia do Forte (São Francisco do Sul)
    Famosa pelas águas calmas, piscinas naturais e natureza preservada, a Praia do Forte foi reconhecida como a melhor praia rural. Seu ambiente isolado atrai quem busca tranquilidade e contato com a natureza.

Como o ranking foi feito?

O estudo do CIF Playas contou com a participação de 71 especialistas, entre oceanógrafos, geógrafos, engenheiros e gestores públicos, que avaliaram praias em países como Brasil, Argentina, México, Colômbia, Espanha e outros.

Os critérios foram divididos em quatro áreas principais recreação: estrutura, segurança, acesso, serviços e conforto ao visitante, proteção: riscos ambientais e adaptação às mudanças climáticas, conservação: diversidade natural, estado de preservação e impactos ecológicos e sanitária: qualidade da água e areia, níveis de contaminação e estrutura sanitária.

Apesar da abrangência, o levantamento não avaliou praias do Nordeste brasileiro.

Com esse reconhecimento, Santa Catarina reforça sua posição como um dos estados com litoral mais bem preservado, estruturado e atrativo da América Latina.

Relacionados

spot_img
spot_img

Últimas Notícias