Com apresentações gratuitas, a trupe leva a arte do teatro de bonecos para crianças que ainda não conhecem ou têm pouco acesso a esse mundo lúdico
No mês de aniversário do BuZum!, a cia. chega em São João do Sul nos dias 27 e 28 de setembro para apresentações do espetáculo “Perigo Invisível”. Nele, os personagens Fungoso, Dona Bactéria e Virulão tentam infectar crianças que estão desatentas aos cuidados com a higiene pessoal. É a alegria, a ludicidade e a magia do teatro de bonecos divertindo e também educando.
As apresentações da cia de teatro BuZum! acontecem em escolas públicas municipais por meio da Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo, com incentivo da Lei Rouanet e patrocínio do Instituto CCR, no trecho da CCR Via Costeira, responsável pelo Sistema Rodoviário da BR-101/SC.
A agenda do “Perigo Invisível” em Santa Catarina contempla também: Passo de Torres, no dia 29 de setembro. A cia. já se apresentou em Paulo Lopes, Pescaria Brava, Capivari de Baixo e Treze de Maio.
Reinvenção
“Antes da pandemia, o espetáculo acontecia dentro dos ônibus, por isso o nome BuZum!. No entanto, devido às necessidades sanitárias, as apresentações foram adaptadas para a área externa do veículo, como ginásios e pátios das escolas”, explica Mari Gutierrez, diretora da cia. de teatro.
Aprendizado fora e dentro da sala de aula
As apresentações gratuitas aliam o espetáculo do palco com o conteúdo da sala de aula. Isso porque o BuZum! fornece para as escolas material pedagógico para que os educadores trabalhem temas transversais nas aulas. As crianças ganham um pequeno teatro de papel para brincarem e criarem as próprias histórias com seus bonecos e cenários.
Sobre o espetáculo Perigo Invisível
O espetáculo Perigo Invisível se passa na Central dos Germes Maus. Fungoso, Dona Bactéria e Virulão são os personagens centrais dessa história. Os três querem infectar o maior número de crianças possível, e aproveitam dos maus hábitos de higiene de algumas delas para colocar seu maquiavélico plano em prática. Após algumas crianças ficarem doentes por não lavarem bem as mãos, ou por não escovarem os dentes ou por se negarem a tomar banho, elas percebem que bons hábitos de higiene são fundamentais para uma vida saudável. Após alguns cuidados, as bactérias, fungos e vírus acabam morrendo e as crianças voltam a ter saúde. A peça mostra a importância dos cuidados básicos com a higiene e que cuidar de si é também cuidar do outro.