O ano de 2025 foi marcado pelo fortalecimento das ações de inclusão e assistência especializada em saúde em Santa Catarina. O Centro Catarinense de Reabilitação (CCR), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), encerrou o período com um balanço positivo de 57,2 mil atendimentos realizados. Além do suporte clínico, foram entregues 4.998 equipamentos, incluindo órteses, próteses, cadeiras de banho e cadeiras de rodas (motorizadas e adaptadas).
Segundo informações divulgadas pelo Governo do Estado, os números refletem o empenho em garantir mobilidade e qualidade de vida aos catarinenses. A unidade mantém uma oficina especializada para fabricação e manutenção de próteses, atendendo desde crianças a idosos com condições como paralisia cerebral e tetraplegia, com suporte de fisioterapeutas para ajustes personalizados.
Autonomia para os pacientes
Os equipamentos entregues pelo CCR têm impacto direto na rotina dos beneficiados. É o caso de Vitor Denilson Vieira, de 18 anos, morador de Joinville. Diagnosticado com Paralisia Cerebral Espástica, ele encontrou no serviço público o apoio necessário para sua trajetória esportiva.
“Sou atleta paraolímpico e desde meus 3 anos de idade recebo cadeiras de rodas adaptadas pelo CCR. Pra mim a cadeira de rodas monobloco sempre foi o que eu quis. Com ela tenho uma maior independência para várias atividades no meu dia a dia”, explica Vitor.
Outro exemplo de superação é o de Osvaldo Chagas, 65 anos, residente em Chapecó. Portador da Síndrome de Guillain-Barré, ele utiliza cadeiras de rodas motorizadas fornecidas pela unidade desde 2022, o que lhe devolveu a liberdade de ir e vir.
“Uma das sequelas da minha doença é a limitação de movimento. Uma das coisas boas foi a cadeira de rodas motorizada, que daí não preciso tanto da ajuda da minha esposa no dia a dia. Consigo andar sozinho de ônibus e pelas ruas, vou pela cidade inteira”, conta Osvaldo.
Histórico e abrangência
Referência no estado há 53 anos, o CCR atua com programas específicos voltados à Deficiência Física, Neuroreabilitação de adultos e Reabilitação Pediátrica. A unidade também desenvolve ações focadas na Deficiência Intelectual e no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
Como acessar o serviço
Para ter acesso aos atendimentos e equipamentos do CCR, o cidadão deve procurar inicialmente a unidade básica de saúde (posto de saúde) mais próxima de sua residência para o devido encaminhamento.
Ao chegar ao Centro, o paciente ingressa em um programa interdisciplinar e passa por avaliações com especialistas de diversas áreas. Com base nessas análises, a equipe elabora um plano de atendimento personalizado, focado nas necessidades específicas de cada indivíduo.












