Em celebração ao Dia do Empreendedor neste domingo (5), o Governo de Santa Catarina anunciou que investiu mais de R$ 30 milhões em crédito subsidiado para MEIs e micro e pequenas empresas entre janeiro e setembro. O recurso, destinado via programas como o MEI Juro Zero e o Pronampe Santa Catarina, visa incentivar investimentos e a criação de empregos no estado.
O governador Jorginho Mello ressaltou o apoio contínuo ao setor. “O Governo do Estado é parceiro do empreendedorismo. Estamos facilitando a abertura de empresas, simplificando o ambiente de negócios e garantindo a oferta de crédito subsidiado para apoiar principalmente as micro e pequenas empresas. O Pronampe Santa Catarina é um exemplo do sucesso dessa política de incentivo aos negócios”, destacou o governador.
Empreendedorismo no DNA Catarinense
O cenário positivo é reforçado pelos dados da Jucesc: a abertura de empresas em Santa Catarina cresceu 17% entre janeiro e agosto, totalizando 98.892 novos CNPJs. O estado também mantém uma das menores taxas de mortalidade de MPEs do país.
O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, atribuiu o sucesso ao perfil do trabalhador local e à simplificação de processos. “O catarinense tem o empreendedorismo no seu DNA. É um povo criativo, resiliente e sobretudo trabalhador. O objetivo do Governo do Estado é reduzir a burocracia e simplificar a atividade econômica”, afirmou Dreveck, mencionando a ausência de aumento de impostos e a ampliação da oferta de crédito.
O apoio do Governo de SC se concretiza em programas como o Juro Zero (crédito de até R$ 5 mil para MEIs) e o SC Bem + Simples, que desburocratiza a abertura de empresas.