Com foco em impulsionar as exportações de produtos de maior valor agregado e fortalecer os laços comerciais com a Argentina, o Governo de Santa Catarina, a Federação das Indústrias (Fiesc) e o Sebrae/SC promoveram o Encontro de Negócios BR/SC – Argentina, sediado na Embaixada do Brasil em Buenos Aires.
A missão empresarial foi conduzida pelo governador Jorginho Mello, que ressaltou a importância de divulgar o potencial econômico catarinense no mercado argentino. “Viemos apresentar Santa Catarina, suas capacidades e as oportunidades de negócios que podemos desenvolver juntos”, afirmou. Segundo ele, há possibilidades em diversos setores, incluindo o moveleiro.
O comércio entre Santa Catarina e Argentina apresentou desempenho expressivo em 2025. As exportações para o país vizinho cresceram 25,2% nos dez primeiros meses do ano, em comparação com o mesmo período de 2024. Somente em outubro, o aumento foi de 8,4%.
O secretário de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, Paulinho Bornhausen, destacou que a aproximação entre os dois mercados vai além do turismo. “O encontro reuniu empresários argentinos e brasileiros, mostrando que Santa Catarina está aberta a parcerias em diversos segmentos, especialmente nos negócios”, disse.
Para o presidente da Fiesc, Gilberto Seleme, o momento é estratégico. “A Argentina vive uma retomada econômica e é um parceiro natural de Santa Catarina, que possui uma indústria diversificada e competitiva”, avaliou.
Seleme também ressaltou que a presença do governador fortalece a imagem do estado e amplia a confiança dos investidores. “Queremos mostrar que Santa Catarina é mais do que um destino turístico. É também um polo de investimentos e oportunidades de comércio com a Argentina”, concluiu.
A delegação catarinense contou com 23 empresários de diferentes setores produtivos.












