Mais de 250 profissionais de Santa Catarina, do Brasil e do exterior participam do IV Fórum Internacional do Sistema Nacional de Transplantes, que teve início nesta segunda-feira (20) e segue até quarta-feira (22), em Florianópolis. O evento, que inclui o IV Encontro de Coordenadores Estaduais e o XXXII Curso de Formação, visa qualificar a doação e o transplante de órgãos e tecidos.
O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, destacou o protagonismo de Santa Catarina no setor. “O encontro em Santa Catarina só reforça o protagonismo do Estado como referência nacional em doação e transplante de órgãos e tecidos. Essa iniciativa é essencial para disseminar conhecimento entre estados, municípios e hospitais, promovendo a troca de experiências em âmbito internacional para realizar um serviço público cada vez melhor à população”, afirmou.
Modelos internacionais e fila zero
O coordenador da Central Estadual de Transplantes de SC, Joel de Andrade, explicou que o evento busca revisar os avanços na América Latina, baseados no modelo espanhol, e trocar experiências entre as centrais estaduais.
“A importância do encontro é rever, ponto a ponto, os avanços que a América Latina conseguiu nos últimos anos, baseado no modelo espanhol… Também teremos uma revisão do processo de transplantes, desde o início da detecção do potencial doador até a autorização da família, e a doação efetiva dos órgãos. E, na quarta-feira, um encontro das centrais estaduais com trocas de experiências, como é o caso da fila zero de córnea do Ceará, que deve ser modelo para o Brasil”, detalhou Joel de Andrade.
A reunião conta com a participação de coordenadores de transplante do Brasil, além de autoridades da Coordenação Nacional de Transplantes da Espanha, do Uruguai e da Argentina.