102.9 FM
102.9 FM
DestaquesSC registra 33 mortes por afogamento desde o início do verão

SC registra 33 mortes por afogamento desde o início do verão

Apenas três das mortes por afogamento aconteceram em locais com a presença de guarda-vidas

Santa Catarina registrou 33 mortes por afogamento desde o início do verão, entre 18 de dezembro de 2021 e com dados atualizados ate o último domingo (6). Os dados foram divulgados nesta terça-feira (8) pelo CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de SC) e fazem parte do levantamento da Operação Veraneio.

Em 31 dos casos de afogamento seguido de morte, as vítimas eram homens. Apenas duas mulheres morreram após se afogarem. A idade média das vítimas é de 32 anos.

Apenas três das mortes por afogamento aconteceram em locais com a presença de guarda-vidas. As outras 30 situação ocorreram em áreas descobertas, sem a presença de um profissional treinado para realizar o salvamento em caso de necessidade.

Desde o começo da Operação Veraneio 2021/2022, foram realizados 2.124 resgates e salvamentos pelo Corpo de Bombeiros Militar. Isso corresponde a uma média de 41,6 resgates por dia.

De acordo com a corporação, os guarda-vidas realizaram 6,219 milhões de ações de prevenção a afogamentos, incluindo orientações a banhistas, indicações ao público e atendimentos. O número representa um aumento de 52% nos procedimentos preventivos em comparação com os últimos dois anos.

Neste ano, a Operação Veraneio monitora 169 balneários catarinenses e possui 442 postos de guarda-vidas fixos e cadeirões em 36 municípios. Além disso, conta com 2.130 guarda-vidas civis voluntários e 80 guarda-vidas militares.

Fonte: ND Mais

Relacionados

spot_img
spot_img

Últimas Notícias