A atividade econômica de Santa Catarina, medida pelo IBC-R (índice do Banco Central), registrou alta de 1,7% em setembro na comparação com agosto. O desempenho catarinense superou o resultado brasileiro, que foi de queda de 0,2% no período, e colocou SC com o segundo melhor crescimento do país no mês, atrás apenas do Amazonas.
Indústria e comércio impulsionam a alta
Os dados do Observatório FIESC indicam que a alta reflete o bom desempenho da indústria e do comércio.
Indústria: A produção industrial avançou 1,5% em setembro. O resultado foi puxado pela fabricação de produtos de minerais não metálicos, como pisos e revestimentos (+9,6%), produtos de madeira (+6,3%) e o setor de alimentos (+4,7%).
Comércio: O setor teve um incremento de 1,8%, impulsionado pelas vendas de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (+6,1%) e pelo aumento na comercialização de veículos, motocicletas, partes e peças (+4%).
O segmento de serviços, no entanto, registrou recuo de 1,2% em setembro, influenciado, principalmente, pelo declínio de 12,2% na contratação de serviços profissionais, administrativos e complementares.
Crescimento no acumulado do ano
No acumulado do ano até setembro, o IBC-R de Santa Catarina teve aumento de 4,9%, mantendo-se significativamente acima da média nacional, que foi de 2,6%.












