A maioria das cidades da lista pertencem às regiões Oeste e Extremo-Oeste
O Estado de Santa Catarina tem pelo menos 86 municípios em estado de emergência devido à estiagem, segundo dados estaduais da Defesa Civil. O cadastro soma pedidos de apoio de recursos pelas prefeituras ao governo do Estado. A maioria das cidades da lista pertencem às regiões Oeste e Extremo-Oeste.
Apesar do dado, a situação das chuvas está entrando em normalidade, mas muitas prefeituras acumularam prejuízos neste período.
Nesta segunda-feira (12), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico divulgou boletim hidrometeorológico e mostrou que as regiões do Médio e Baixo Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul tiveram volume de chuva acima da média em junho.
No Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Serra, a chuva ficou um pouco abaixo da média climatológica para a época, não caracterizando estiagem meteorológica, segundo o boletim.
De acordo com o estudo, dentre os 295 municípios de Santa Catarina, 229 estão em estado de normalidade, 37 de atenção, nove de alerta e três em situação crítica frente à estiagem.