A segunda parcela do décimo terceiro salário precisa ser depositada até a próxima sexta-feira (19), beneficiando cerca de 95,3 milhões de trabalhadores em todo o país. O prazo é definido pela legislação trabalhista, que estabelece o pagamento final até esta data, enquanto a primeira parcela foi quitada até 28 de novembro.
Considerado um dos principais direitos dos trabalhadores brasileiros, o 13º salário deve movimentar aproximadamente R$ 369,4 bilhões na economia em 2025, conforme estimativa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). A média recebida por cada trabalhador com carteira assinada, somando as duas parcelas, é de R$ 3.512.
As datas-limite valem apenas para os empregados da ativa. Já aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tiveram o benefício antecipado, como ocorreu nos últimos anos. A primeira parcela foi paga entre 24 de abril e 8 de maio, e a segunda entre 26 de maio e 6 de junho.
O pagamento do décimo terceiro é tradicionalmente aguardado por impulsionar o consumo no fim do ano e ajudar no equilíbrio financeiro das famílias brasileiras.












