O serviço é prestado por uma empresa, através de licitação e está presente em toda a Rede Municipal de Ensino
Após o trágico ataque a uma creche de Blumenau, que vitimou quatro crianças, o debate acerca da importância da segurança nas escolas de todo o país se intensificou. Na manhã desta terça-feira, 11, um outro ataque foi registrado no estado de Goiás, sem vítimas fatais. Agora, todas as esferas de governo estão em busca de soluções de segurança para proteger os alunos de possíveis ameaças ou mesmo de ações violentas.
No município de Sombrio, desde o ano de 2021, todas as escolas municipais e Centros de Educação Infantil – CEIs contam com serviços de vigilância e segurança, para proteger o acesso de estranhos ao ambiente escolar e agir em caso de alguma ameaça grave.
O serviço é prestado por uma empresa, através de licitação e está presente em toda a Rede Municipal de Ensino. A medida deixa pais mais tranquilos e os alunos mais seguros, em especial em épocas como agora, onde a apreensão toma conta de toda a sociedade. Cesar Romancini é um dos profissionais de segurança atuantes na rede de ensino sombriense. Com mais de 20 anos de experiência, ele relata que foi treinado não só para a vigilância na escola, mas para intervir, caso seja necessário.
Para Marilva Genuíno, que tem uma neta e dois filhos matriculados na Rede Municipal de Ensino, é um tranquilizador saber que todas as escolas e creches de Sombrio estão seguras: “A gente fica aliviada sabendo que nossos filhos e netos estão na escola em segurança, que todas as medidas estão sendo tomadas para proteger as crianças, principalmente depois de situações como os ataques, que ficamos muito nervosos com tudo.”
O massacre na creche de Blumenau aconteceu menos de um mês após um adolescente de 13 anos ter matado uma professora a facadas em uma escola estadual de São Paulo. Somente no ano de 2022, foram registrados cinco ataques a escolas brasileiras, duas na Bahia e uma em São Paulo, Espírito Santo e Ceará, deixando 7 mortos e muitos feridos, entre alunos e professores.