Na tarde dessa quinta-feira (22) o prefeito de Praia Grande, Elisandro Machado (Fanica) e o secretário de Infraestrutura de Santa Catarina, Jerry Comper, estiveram acompanhando as obras na Rodovia Prefeito Ari Pedro Borges, a Serra do Faxinal. A fase de pavimentação com concreto deve iniciar no mês de março.

Atualmente os trabalhos na SC-290, que liga Praia Grande (SC) e Cambará do Sul (RS), estão concentrados na fragmentação e perfuração de rochas. A previsão de entrega era para outubro de 2024, mas devido aos atrasos o prazo será estendido. São R$67 milhões em investimento, oriundos do Governo do Estado de Santa Catarina. O trecho de 15,6 km já recebeu patrolagem e colocação de material, o que já melhorou consideravelmente as condições de trafegabilidade no local na chegada a Capital dos Canyons.

“Esta é uma luta de anos, que intensificamos desde que assumimos a prefeitura e que agora podemos ver em pleno andamento”, comemorou o prefeito Fanica.

Interrupção do trânsito diariamente

A empreiteira trabalha na detonação de rochas, o que exige interrupção total do trânsito de veículos e pedestres, entre os dois municípios, sempre a partir das 14h por no mínimo duas horas, conforme o nível de complexidade em cada ponto da estrada. A intervenção ocorre nas curvas com o objetivo de alargamento da pista e construção da drenagem da estrada. O bloqueio deve permanecer diariamente pelas próximas semanas.

Rota turística

A pavimentação do trecho deve alavancar o setor turístico nos dois estados. Muitos motoristas têm usado o caminho alternativo para se deslocar entre Praia Grande e Cambará do Sul, devido às más condições da SC-290. Quem opta pelo asfalto, tem que percorrer quase 170 km pela Rota do Sol, uma larga diferença dos 15 km que ligam as duas cidades pela Rodovia Prefeito Ari Pedro Borges.