SaúdeSemana de Vacinação nas Américas inicia neste sábado (25)

Semana de Vacinação nas Américas inicia neste sábado (25)

A 24ª Semana de Vacinação nas Américas começa neste sábado (25) e segue até 2 de maio, mobilizando países e territórios da região em uma ampla campanha de imunização coordenada pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A iniciativa tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e acelerar a eliminação de mais de 30 doenças transmissíveis até 2030, sendo 11 delas preveníveis por vacinas.

Com o tema “Sua decisão faz a diferença. Imunização para todos”, a campanha busca conscientizar a população sobre a importância das vacinas e incentivar a atualização das cadernetas de vacinação, especialmente entre crianças.

Segundo o diretor da Opas, Jarbas Barbosa, a ação já resultou na aplicação de mais de 1,2 bilhão de doses desde 2002. Apesar dos avanços, ele alerta que os números ainda são insuficientes. Em 2024, mais de 1,4 milhão de crianças na região não receberam sequer uma dose de vacinas essenciais, como as que protegem contra difteria, tétano e coqueluche.

De acordo com a Agência Brasil, a estratégia também prevê a identificação de crianças com esquemas vacinais incompletos ou inexistentes, além da adoção de medidas para ampliar o acesso às vacinas. Durante o período da campanha, 21 países planejam aplicar cerca de 90 milhões de doses, incluindo mais de 80 milhões contra a influenza.

Além disso, a expectativa é atualizar a caderneta de vacinação de mais de 7,2 milhões de crianças que ainda não completaram o esquema recomendado ou não receberam nenhuma dose.

Relacionados

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img

Últimas Notícias