A Associação dos Servidores do IMA (ASSIMA) concluiu a primeira etapa do projeto de desenvolvimento do Plano Estratégico de Carreira (PEC) para os servidores do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). Com a ação “ASSIMA na Estrada”, foram percorridos mais de 3 mil quilômetros, visitando as 16 coordenadorias regionais do IMA e engajando os servidores em discussões sobre a valorização da categoria.
Durante os encontros, a ASSIMA apresentou a proposta metodológica para a construção do PEC e iniciou um diagnóstico participativo que ajudará na formulação de estratégias para garantir o futuro da carreira dos servidores do Instituto. Além disso, a ação buscou promover a aproximação entre os servidores e a ASSIMA, que atua na defesa dos interesses da categoria.
As visitas ocorreram nas coordenadorias de Criciúma, Tubarão, São Miguel do Oeste, Chapecó, Concórdia, Caçador, Joaçaba, Lages, Florianópolis, Itajaí, Rio do Sul, Blumenau, Jaraguá do Sul, Joinville, Mafra e Canoinhas, com o encerramento da etapa na sede do IMA em Florianópolis. Durante os encontros, os participantes refletiram sobre os desafios e oportunidades para a carreira no futuro, considerando marcos como o aniversário de 50 anos do IMA e a COP 30, que ocorrerão em 2025.
O presidente da ASSIMA, Bruno Sodré, destacou que o projeto superou as expectativas, revelando o desejo dos servidores de evoluir profissionalmente. “O Plano Estratégico de Carreira foi um momento de reflexão, e o apoio que recebemos nos motivou ainda mais a seguir com nosso objetivo de garantir a valorização dos nossos profissionais”, afirmou.
Sobre o Plano Estratégico de Carreira
O Plano Estratégico de Carreira visa definir estratégias para garantir a vitalidade da carreira dos servidores do IMA e assegurar o cumprimento das diretrizes ambientais. Os principais objetivos do plano incluem a aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos, ações que promovam a excelência técnica-científica dos servidores, um diagnóstico sobre as políticas ambientais e diretrizes para aumentar a resiliência institucional.
Nos próximos meses, a ASSIMA continuará a coletar dados das regionais e buscará a opinião de atores externos. Também está programado um seminário e workshop no Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, para debater as condições de trabalho da categoria e definir as estratégias que nortearão a atuação da associação nos próximos anos.