A solenidade de formatura acontece no dia 03 de agosto, às 19h, no Hotel do Sesc
Após três semestres de aulas, o projeto Educação à Distância para Jovens e Adultos (EAD EJA) do Sesc Torres forma sua primeira turma no Ensino Médio, com Qualificação em Produção Cultural. A solenidade de formatura acontece no dia 03 de agosto, às 19h, no Hotel do Sesc (Rua Plínio Kroeff, 465), em evento aberto para alunos, professores e convidados.
“Ao longo do projeto, muitos alunos relataram o quanto foi importante voltar a estudar, e como a dinâmica ofertada através da plataforma de estudos e a flexibilidade de ser apenas um encontro presencial semanal, foram fundamentais para que pudessem conciliar estudo, família e trabalho. Agora formados, os jovens e adultos aprimoram seus currículos e buscam avançar em suas carreiras profissionais. A EAD EJA é uma ferramenta importante para, não apenas garantir o acesso do direito à educação, mas para lembrar que independentemente da idade, é possível realizar sonhos”, a supervisora pedagógica Lucimara Barcellos.
Para a estudante Fabiana Machado Brandão, de 50 anos, as aulas adaptadas para adultos, junto à abordagem dos professores, foram um fator importante na recuperação de motivação e autoestima, além de gerar novas oportunidades. “Com a EJA, percebi que nunca é tarde para aprender. Hoje, sinto-me mais forte para enfrentar os desafios que a vida possa vir a me trazer”, conta ela, que agora buscará realizar o sonho da formação no ensino superior no curso de Gastronomia. “Esse sonho só poderá ser realizado graças ao EJA. Serei eternamente grata pela transformação positiva que essa modalidade me trouxe”, pontua. Além de Fabiana, recebem o diploma os estudantes Adrian Dos Santos Garbellotto, Ana Cláudia dos Santos, Danila Gonçalves de Ramos e Renato Pires Kuhn.
Em parceria com o Senac, o Sesc EAD EJA é um curso totalmente gratuito, voltado para pessoas com 18 anos ou mais, para que concluam o Ensino Médio. Os conteúdos contemplam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), baseados em experimentações, simulação de práticas, mecanismos de jogos, dramatizações e outras estratégias para integrar os alunos. No Rio Grande do Sul, formam-se na primeira etapa da iniciativa, mais de 800 pessoas.