O encontro contou com apresentação de uma encenação de crianças e adolescentes que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Na última semana, Santa Rosa do Sul lembrou a campanha relativa ao Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. Em evento realizado no parque de eventos municipal, as secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social se uniram e realizaram palestras tratando do tema.
Na noite da última quarta-feira, 20 de setembro, administração de Santa Rosa do Sul reuniu cidadãos para um debate em torno da campanha de prevenção ao suicídio. O encontro contou com apresentação de uma encenação de crianças e adolescentes que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do município, chamando a atenção para o tema. “Distúrbios que afetam a saúde mental são um dos grandes males que atualmente afetam a humanidade. Precisamos ter um olhar e cuidados em relação a estes problemas e, principalmente, discutirmos o assunto como forma de prevenção”, comentou a secretária municipal de Assistência Social, Sergiane Cacau.
Fernanda Casagrande Matiolli, secretária de Saúde, foi uma das palestrantes do encontro e mencionou o fato de Santa Rosa do Sul contar com um programa de atendimento em Saúde Mental. “São cada vez mais frequentes os atendimentos de pessoas que apresentam depressão e ansiedade como um dos problemas que passaram a enfrentar em seu dia a dia. Nosso município combate estes males de forma conjunta com diferentes secretarias”, declarou a secretária.
Uma das formas de integrar a população na busca por uma saúde de maior qualidade é através do projeto Sou Mais Você, que compreende ações das secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, envolvendo cidadãos de todas as idades em atividades variadas, como esportes, meditação e até dança.
O encontro relativo ao Setembro Amarelo contou ainda com palestras de uma psicóloga e de um clínico geral do município, tirando dúvidas e ouvindo experiências dos participantes.