O Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Criciúma e Região (Sindisaúde) elegeu a nova direção para o mandato de cinco anos (2026 a 2031) nos dias 4 e 5 de novembro de 2025. Com chapa única, o atual presidente, Cleber Ricardo da Silva Cândido, foi reeleito para seu quarto mandato, com uma expressiva aprovação de mais de 96% da categoria (2.046 votos de um total de 2.125).
A votação ocorreu de 6h30 às 19h30, com urna fixa na sede e urnas itinerantes em hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) nas regiões de Criciúma e Araranguá. A nova diretoria teve cerca de 50% de renovação entre seus 24 membros.
O presidente reeleito agradeceu a confiança e projetou o futuro da gestão. “Nosso agradecimento aos sócios e sócias por mais este voto de confiança no nosso trabalho, com a aprovação da nossa gestão reconhecida na eleição por mais de 96% dos trabalhadores. Esperamos seguirmos ainda mais fortes neste novo mandato nas lutas por mais valorização e conquistas para a nossa categoria, fundamental para a sociedade,” concluiu.
Propostas para o novo mandato
Entre as principais propostas da gestão reeleita estão:
- Lutar por aumento real de salários e valorização do vale-alimentação.
- Ampliar o adicional noturno para 30%.
- Reduzir a jornada 6×1 sem redução salarial.
- Garantir a regulamentação completa do Piso da Enfermagem.
- Criar auxílio-creche e ampliar os serviços jurídicos e de saúde, com a contratação de psicólogo.
- Fortalecer os eventos, torneios e confraternizações que unem a categoria.












