O prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola, esteve no bairro Sangão acompanhado do diretor da Defesa Civil do município, Fred Gomes. A visita realizada nesta quarta-feira (10), foi solicitada pela Associação de Moradores e pela Comissão de Desassoreamento do Rio Sangão, teve como objetivo avaliar as demandas da comunidade, especialmente a questão das cheias.
Segundo Gustavo Duminelli, presidente das duas entidades, o encontro com o prefeito foi agendado após uma reunião anterior na prefeitura, na qual ele apresentou as necessidades do bairro.
“Eu já coloquei também a questão do Rio Sangão, onde pedi um dique de contenção para amenizar as cheias ali para a área ribeirinha”, explicou Duminelli.
Durante a visita, a equipe da prefeitura, utilizando drones e um projeto preliminar, fez uma análise técnica para a construção de um dique de concreto nas margens do rio. Esse tipo de estrutura, segundo Duminelli, seria similar às divisórias da BR-101. A Defesa Civil considerou a obra viável, pois não interfere no meio ambiente e a manutenção será de responsabilidade do município.
O estudo e o projeto detalhados serão realizados e, inicialmente, aplicados na Vila Francesa, para depois serem implementados no Sangão. Além do dique, Duminelli também solicitou a instalação de aduelas no afluente do rio para evitar que a água atinja as casas mais próximas.
“Foi muito proveitosa a vinda do prefeito, quero aqui, de antemão, agradecer ao Poder Executivo por atender a minha chamada. Estou bem esperançoso que logo, logo, teremos esses diques na margem do rio. Agora, vamos aguardar o estudo do projeto e ver todos os encaminhamentos”, concluiu.