Acreditar sempre e amar aquilo que faz levou o morador do bairro Boa Esperança em Sombrio e Engenheiro Civil Fábio dos Santos Colares juntamente com a equipe da Lithos Arquitetura e Engenharia a se classificar para a grande final do Premio Talento Engenharia Estrutural 2019, sendo o único representante do Sul do país.
O Prêmio Talento Engenharia Estrutural é uma iniciativa da Gerdau e da ABECE que tem como objetivo reconhecer e premiar os profissionais ou empresas que desenvolvem projetos de destaque na engenharia de estruturas. Considerado o evento mais importante da engenharia estrutural do país, a cada ano reforça e destaca os maiores talentos da engenharia estrutural brasileira.
Engenheiro civil, pós graduado em estruturas de concreto armado Fabio de apenas 28 anos começou a carreira há quatro anos, e segue atuando na Lithos arquitetura e engenharia onde com sua equipe desenvolve grandes projetos que envolvem desde casas luxuosas até os prédios mais altos de Torres.
Em entrevista exclusiva à nossa equipe o Sombriense relatou: “Cheguei a este escritório, através de um grande amigo de meu Pai, conhecido como Seu Teixeira, foi ele que me indicou a Lithos, devo muito a ele. Meus maiores incentivadores são minha família, e foi através deles e por eles que cheguei até aqui. Minhas maiores referências são os arquitetos da Lithos, meus amigos e proprietários do escritório. É através deles que me inspiro, e também me instigam a vencer novos desafios dentro da engenharia”.
O projeto, marcado por uma arquitetura moderna e singular, abriga em seu interior 5 apartamentos do tipo loft e um imponente escritório comercial que ocupa a maior parte da edificação. A arquitetura deste projeto se destaca pela composição formal, com volumes marcantes e bem definidos, mas se torna ainda mais interessante através de sua continuidade espacial entre interior e exterior.
Esta flexibilidade visual só é possível através da utilização de grandes painéis envidraçados e principalmente através do sistema estrutural, com grandes planos de lajes e poucos pilares que permitiram esta conexão entre os ambientes e a paisagem.
A materialidade é outro princípio que define bem a pratica arquitetônica e estrutural. Para manter a proposta de uma linguagem de desenho atemporal, sóbria e pura, seus volumes foram mantidos em sua forma original, ou seja, o concreto aparente teve sua aparência preservada servindo como textura e acabamento em todos os panos de laje, vigas e pilares. Sendo assim, a sua estrutura que permaneceu toda aparente, exigiu uma harmonia perfeita entre todos os projetos complementares (hidrossanitário, elétrico, climatização, etc) e um cuidado redobrado durante a execução da obra na intenção de deixar o concreto com uma aparência mais bonita e evitar falhas e marcas desnecessárias.
Classificado entre os 5 finalistas na Categoria Jovens Talentos, Fabio comenta: “A sensação inicial, na verdade foi que fiquei sem acreditar, mas realmente estava acontecendo, e isso é muito gratificante, pois minha dedicação e também a dedicação da Lithos Arquitetura e Engenharia estava sendo reconhecido, hoje estou muito feliz e confiante que fizemos o nosso melhor, agradeço primeiramente a Deus e a minha família por acreditar em mim e no meu trabalho”. O prêmio será realizado no dia 31 deste mês, a qual todos os finalistas irão participar. Cada categoria terá um vencedor e um mérito honroso, além disso haverá o vencedor da votação da internet que será para todas as categorias.