Sombrio altera decreto de restrições e libera a celebração de missas e cultos

Cultos, missas e demais celebrações de fé voltam a ser autorizadas após desinfecção dos acessos a estes espaços religiosos, ainda mantendo cuidados orientados pelos órgãos públicos de saúde.
Uma semana após a edição do decreto que obriga o uso de máscaras em todo o território sombriense, determinando restrições, o prefeito Zênio Cardoso (MDB) decidiu reeditar o decreto, para permitir a realização de missas e cultos.
O atual decreto cancela a vedação de cultos, missas e qualquer celebração presencial nas igrejas.
Segundo o pastor Joaber Fermiano, da igreja Amor e Graça, o decreto estadual estava sendo respeitado. “Antes da vedação, estávamos utilizando apenas 30% da capacidade, com espaços intercalados de 1,5 metro entre as pessoas, o que dá 9m² por pessoa, vamos permanecer estritamente dentro da lei”, conclui o pastor. O decreto manteve a obrigatoriedade de máscaras de proteção individual, como forma de evitar a transmissão comunitária do Covid-19, em todos os estabelecimentos públicos, privados ou filantrópicos em Sombrio.
Também obriga o uso das máscaras enquanto estiver em vigor o decreto que declara estado de emergência municipal decorrente da pandemia para a circulação em todas as ruas, avenidas, calçadas e demais espaços públicos de circulação de pessoas.
A determinação ainda vale para uso de táxi ou transporte compartilhado de passageiros, acesso aos estabelecimentos considerados como essenciais (bancos, lotéricas, supermercados, mercados, farmácias, mercearias, drogarias, padarias, entre outros), repartições públicas e privadas, acesso aos estabelecimentos comerciais que tiverem suas atividades liberadas e retomadas.
É obrigado o uso, ainda para o desempenho das atividades em ambientes compartilhados com outras pessoas, repartições públicas e privadas.
A administração municipal manteve a proibição da concentração e permanência de pessoas em todos espaços públicos de uso coletivo.