Na tarde da última quinta-feira Sombrio ficou em luto com a triste notícia de perca do Farmacêutico Moacir Zanatta. Moacir é natural de Jacinto Machado, nasceu em 21 de julho de 1948, filho de Silvio Zanatta e Maria Zanatta, viveu a maior parte de sua vida em Sombrio. Muito querido e conhecido pela população Moacir era um cidadão de bem, com um coração enorme sempre disposto a ajudar o próximo e “fazer o bem sem olhar a quem”. Casado com Teresinha Simão Zanatta, deixou dois filhos Andresa e Marcelo, e dois netos Vicenzo e Betina.
Moacir foi farmacêutico por mais de 50 anos na cidade de Sombrio, e atualmente estava com sua farmácia atendendo no município de Balneário Gaivota. A “fama” de Moacir era tão grande, e a confiança das pessoas no excelente trabalho dele que muitas pessoas iam até sua farmácia para “consultar com ele”, e não só pessoas de Sombrio, mais pessoas da região e até mesmo de Porto Alegre vinham ouvir uma orientação de um remédio com ele. Ao longo dos anos Moacir construiu uma carreira e através de seu trabalho, carisma e profissionalismo conquistou além de clientes, muitos amigos.
Além da paixão pela profissão de farmacêutico Moacir sempre esteve envolvido com a comunidade. Foi presidente de vários clubes e entidades como: Sombrio Tênis Clube, Lions Club, Clube do Lobisomem e Associação de Orquidófilos. Na política também fez sua colaboração deixando muitos amigos e companheiros de partido. Foi presidente do PP (Partido Progressista) por 11 anos no período de 1996 à 2007. Moacir também tinha uma paixão pelo esporte, foi goleiro do Ipiranga em Sombrio e do Gávea Futebol Club de Jacinto Machado, era conhecido como “Foguinho”. Seu time do coração era o Grêmio. Na década de 80 e 90 ele representou o Grêmio Futebol Porto Alegrense sendo Cônsul do Grêmio no município de Sombrio, Balneário Gaivota e região, sempre com muita vontade de contribuir e ajudar com muita garra e determinação. Atualmente era um dos Cônsul efetivos honorários do Grêmio. De acordo com Bruno Amorim Presidente do Consulado do Grêmio no município de Sombrio: “Palavras não conseguem expressar tamanha dor da perca do nosso amigo, torcedor fanático do nosso time Moacir Zanatta. Desejamos que lá do céu ele possa estar junto com seu radinho ouvindo o jogo do Grêmio e escutando as vitorias e conquistas do tricolor do céu. Nosso consulado presta as condolências a todos familiares e amigos”.
Moacir ajudou muitas pessoas, seus amigos, familiares, vizinhos, funcionários, também expressaram com pesar sua perca.
De acordo com o Deputado Estadual Zé Milton: “O falecimento do Moacir foi uma grande perca para os amigos, familiares e comunidade. Tenho muito orgulho da amizade que tive com o Moacir Zanatta ao longo desses anos. Foi um grande amigo que muito me aconselhou nas minhas ações da vida pública. Um grande homem que passou a vida fazendo o bem para as pessoas”.
Paulo Cezar Pereira Pedroso, farmacêutico que tralhou com ele durante 8 anos relatou: “Tenho o Moacir como meu segundo pai, ele me ensinou muita coisa nessa vida, tudo que sou hoje, eu devo a ele, estou triste demais com a perca dele”.
Aneron Kozuchovski cunhado também lamenta com pesar: “É uma perca muito grande, um ente muito querido, uma pessoa amada pela comunidade, teve uma morte inesperada, foi uma pessoa bem ativa na política, na profissão de farmacêutico e ajudou muitas pessoas”.
Alcione Amorim vizinha emocionada declarou: “Moacir era um ótimo vizinho, um amigo da família, nosso farmacêutico de confiança, amigo que esteve conosco nas horas boas e nas tristes, atendeu nossa família a vida toda, é uma triste perca para nossa cidade”.
Polaco, ex- prefeito de Sombrio afirma que: “Moacir foi uma pessoa muito importante na sociedade, contribuiu muito na saúde dos nossos Sombrienses. Como farmacêutico, não mediu esforços para ajudar a comunidade, é uma pessoa que deixa um legado grande no município”.
Jeferson Raupp amigo de longa data, relata que Moacir foi seu padrinho de casamento e era como um segundo pai.“Sem palavras, Moacir era um grande amigo, um pai pra mim, um conselheiro, pescávamos juntos, é uma perca muito grande”.
Pedro José Cardoso amigo e vizinho também sentiu a perca de Moacir: “Moacir era um homem de bem, que muito contribuiu com nossa sociedade, um cara gente boa, alto astral, deixará muitas saudades”.
Dr Valmir Boof com lagrimas nos olhos declarou: “O Moacir vai deixar bastante lembranças, ele foi um homem muito humanitário, ajudava todo mundo na prestação de serviços, era uma pessoa fora de sério, melhor era impossível, a gente vai sentir muito a falta dele”.
Enio e Maria Teresinha Borba eram muito amigos de Moacir, tinham o grupo de amigos dos 6. O casal chora a perca do amigo. “Moacir deixará muitas boas lembranças de tempos preciosos que passamos juntos. Uma perca muito grande para a sociedade”.
Dona Corina Turatti Isoppo, vizinha há muitos anos relatou: “Quando meu esposo estava doente, a qualquer hora que precisasse ele vinha aqui fazer injeção, era uma ótima pessoa, sempre que precisava de uma dica de remédio recorriamos a ele, o amigo e farmacêutico da gente”.
Daison Scheffer, amigo pessoal de Moacir e atual presidente do Partido Progressista também sente a dor: “O falecimento do Moacir é uma grande perca para a sociedade Sombriense, porque o Moacir era envolvido no esporte, na sociedade, através de clubes de serviços, no partido Progressita, pra nós do PP é uma grande perca, pela lealdade, pelo companheirismo que ele sempre teve conosco. Aprendi muito com ele quando eu era vereador e ele era o presidente do partido, perdi um grande amigo que tive nessa vida”.
Tita Cunha, amigo pessoal relata: “Seu Moacir é um grande ser humano, com um coração enorme, grande amigo, parceiro, sempre pronto a ajudar, descanse em paz meu amigo”.
Elian Pereira concunhado emocionado afirmou: Moacir era um ser humano sensacional, uma pessoa de muito valor, com um coração enorme sempre disposto a fazer o bem. Agrademos toda demonstração de carinho das pessoas nesse momento difícil de dor, ele era muito querido pelas pessoas e fez grandes contribuições a nossa sociedade”.
O corpo esta sendo velado naCâmara de ereadores do município.