102.9 FM
102.9 FM
DestaquesSombrio e Gaivota realizam Festa da Figueirinha em honra a São Sebastião

Sombrio e Gaivota realizam Festa da Figueirinha em honra a São Sebastião

Evento tradicional reúne fiéis da região e de outras localidades

Amanhã é feriado municipal em Balneário Gaivota e Sombrio em honra a São Sebastião, o protetor contra a fome, a peste e a guerra. A festa da Figueirinha em honra ao santo teve início em 1929, na época uma peste estava matando o gado dos criadores da comunidade de Figueirinha, em Balneário Gaivota, e dois deles fizeram uma promessa a São Sebastião. No dia 20 de janeiro de 1929, embaixo de uma figueira, foi realizada a primeira novena em honra ao santo. Desde então a tradição segue.

Fiéis da região e de outras localidades pagam promessas, participam das missas e procissões programadas. Muitos percorrem boa parte do trajeto de Gaivota ou Sombrio (aproximadamente 6km) da área central até a comunidade a pé.

” Estamos sendo orientados pela vigilância sanitária e pela Secretaria de Saúde de Gaivota,  para seguirmos todas as recomendações de prevenção ao Covid. É uma festa tradicional, a imagem de Nossa  Senhora sai de Sombrio e de São Sebastião da Gaivota “, disse o pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Balneário Gaivota, Giovane de Souza .

A programação da festa, dedicada também a Nossa Senhora Aparecida, inicia nesta quarta-feira (19), com uma procissão motorizada com as duas imagens dos santos saindo das casas dos festeiros Jonatã Coelho de Souza e Mateus de Souza Pereira até a Figueirinha, logo depois missa às 20h30min. Em seguida novena e bazar com venda de roscas e galinhas assadas.

No dia 20, quinta-feira, feriado nos municípios, já a partir das 5h, tem terço vocacional rezado pela Pastoral Vocacional e seminaristas. À partir das 6h, inicia-se a missa dos romeiros. Outras celebrações serão realizadas. A partir das 10 horas, missa festiva com o bispo da diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inácio Flach. O tradicional almoço após a missa deve ocorrer no salão comunitário e no pátio para evitar aglomerações.

Frei Rinaldo Stecanella encerra a celebração as 15h30  com música e oração.

Relacionados

spot_img
spot_img

Últimas Notícias