A eleição ocorrerá na Escola Nair Alves Bratti, entre as 8 e 17 horas
No próximo dia 1º de outubro, Sombrio, assim como o restante do país, terá mais um compromisso com a cidadania a cumprir: participar da eleição dos Conselheiros Tutelares.
A eleição ocorrerá na Escola Nair Alves Bratti, entre as 8 e 17 horas e terá 12 candidatos concorrendo às cinco vagas disponíveis, para quatro anos de mandato.
Este órgão desempenha um papel fundamental na proteção dos direitos das crianças e adolescentes. O Conselho Tutelar é uma instituição essencial para a sociedade, pois atua na defesa dos direitos da criança e do adolescente, zelando pelo cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.
Suas responsabilidades incluem receber e investigar denúncias de violações dos direitos infantojuvenis, bem como atuar preventivamente, promovendo a conscientização sobre tais direitos.
Participar das eleições para o Conselho Tutelar é uma forma direta de influenciar na qualidade dos serviços prestados à comunidade. É por meio do voto que os cidadãos escolhem os representantes que irão atuar em nome do público atendido pelo Conselho, garantindo que suas vozes sejam ouvidas e seus direitos protegidos.
De acordo com Valdecir Vicente Johann, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA de Sombrio, o Conselheiro Tutelar é peça fundamental na garantia de que os direitos das crianças e adolescentes estão sendo cumpridos, seja pela família, Estado ou sociedade.
“O objetivo principal do Conselho é defender os direitos, por isso é tão importante a participação de todos. O conselheiro é escolhido pelo voto direito da comunidade, então, escolha bem e faça cumprir seu direito como cidadão. É muito importante para as políticas protetivas para as crianças e adolescentes.”, completa Valdecir.
Para votar, é preciso levar um documento de identificação oficial com foto e estar em dia com as obrigações eleitorais.