102.9 FM
102.9 FM
DestaquesTartaruga de couro desova em Balneário Gaivota

Tartaruga de couro desova em Balneário Gaivota

Ocorreu um caso raríssimo na região da AMESC, mais precisamente em Balneário Gaivota onde uma tartaruga de couro ( Dermochelys coriacea) acabou desovando em nossa região, o local está sendo monitorado pela equipe da Educamar ( pesquisa e monitoramento Costeiro de animais marinhos) equipe do Ceclimar RS e Polícia Ambiental. Afim de proteger os ninhos até o nascimento que ocorrerá em média de 35 a 60 dias.

A Tartaruga de couro é a maior tartaruga marinha do mundo, podendo atingir até 2m de comprimento, pesando até 700kg. A espécie está amplamente distribuída em águas tropicais e temperadas do oceano. A reprodução dela espécie ocorre de 2 a 3 anos em cada ciclo reprodutivo podem desovar até 7x produzindo até 100 ovos. O que nós surpreende é que a área de desova está geralmente localizada no litoral do espírito santo, onde a areia da praia é muito mais quente. Assim os filhotes terem mais chances de sobreviverem após o período de incubação.

O que ocorre é que há uma enorme possibilidade de a tartaruga desovar novamente em um raio de 50km ou em apenas alguns metros em apenas 9 a 14 dias após está última desova que ocorreu na madrugada do dia 23/01 em Balneário Gaivota.

Este mesmo indivíduo, já desovou a 12 dias atrás em Arroio do Sal, Litoral Gaúcho. As equipes da Educamar, Ceclimar e Polícia Ambiental, estarão monitoramento toda a região nós próximos dias, afim de proteger este novo berçário escolhido na nossa região.

Relacionados

spot_img
spot_img

Últimas Notícias