Olá!!! Como está você, pessoa do bem? Torço que esteja tudo na paz!! Tivemos a melhor notícia dos últimos tempos, não é? A OMS (Organização Mundial da Saúde) aprovou a vacina contra o COVID19! Alívio, alegria e muita comemoração. Seguimos a vida de forma mais tranquila. Nesta segunda-feira, quero fazer a você uma pergunta: você é uma pessoa mau humorada?
Primeiro, temos que deixar claro que o mau humor pode ser uma doença chamada Distimia, que, assim como toda enfermidade necessita de tratamento médico. Além da doença, tem ainda aquelas manhãs em que você acorda e quando alguém dá a você Bom Dia, você logo responde: “-Bom dia, só se for pra ti.” Neste caso, o mau humor tem como razão uma noite de sono de má qualidade. O que quero abordar hoje, é quando o mau humor já se tornou um hábito, um estilo de vida. A pessoa já acostumou a se sentir insatisfeita, e a olhar apenas o lado ruim das pessoas e das situações. Estão sempre à procura de um problema e não sossegam enquanto não encontram um. Geralmente, são aquelas criaturas que todos querem estar longe e quando elas vêm chegando logo o grupo já se desfaz. Você já passou por alguma situação parecida? É muito mais comum do que imaginamos.
A neurociência explica muito bem o que acontece no sistema neuronal, chamamos de vício emocional. Vamos entender um pouco mais sobre isto. Você sabia, que em geral, nós humanos temos uma tendência natural a dar mais atenção aos sentimentos desconfortáveis? Somos programados biologicamente assim por uma questão de sobrevivência. Nossa mente possui um radar interno que rastreia tudo que pode significar perigo. Cada vez que sentimos uma emoção desconfortável, o mau humor, por exemplo, que vem com combo de outros sentimentos, como a intolerância, impaciência, tristeza e baixa energia, o cérebro produz substâncias químicas que chamamos neurotransmissores, eles espalham-se na corrente sanguínea e invadem o nosso corpo. O ataque destes neurotransmissores e hormônios trazem sintomas no corpo físico. Este combo de substancias, apesar de gerarem sentimentos desconfortáveis podem se tornar vícios emocionais. Ou seja, o corpo recebe uma dose de um combo de substâncias químicas e depois fica dependente dele. Assim podemos explicar porque as pessoas mau humoradas focam apenas no negativo: elas buscam este comportamento para gerar o sentimento que cria estes neurotransmissores e hormônios específicos. Então, a pessoa está viciada em mau humor. E então, qual a vacina para isto?
- Busque autoconhecimento: a autoconsciência é a resposta para, praticamente, tudo o que diz respeito às emoções e sentimentos;
- Exercite o corpo: depois da atividade física o cérebro libera substâncias que estimulam o bem-estar;
- Esteja atento ao seu diálogo interno, ou seja, a conversa de você com você mesmo.;
- Em todas as situações, coloque seu foco no que é positivo e pode acrescentar na sua vida! E sempre é bom lembrar que a diferença entre o remédio e o veneno é somente a dose. Boa semana!!