102.9 FM
102.9 FM
ClimaTemporais deixam rastro de destruição em SC e mais de 900 casas...

Temporais deixam rastro de destruição em SC e mais de 900 casas danificadas

Frente fria causou vendavais, granizo e chuva intensa em pelo menos 17 municípios. 

Equipes da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC) estão mobilizadas desde a madrugada desta quinta-feira (5) em resposta aos fortes temporais que atingiram diversas regiões do estado entre quarta (4) e quinta-feira. Ao todo, 17 municípios registraram ocorrências, com destaque para Ibiam, Fraiburgo e São Bento do Sul, que decretaram situação de emergência.

A atuação da frente fria prevista pelos modelos meteorológicos provocou vendavais, granizo com acúmulo em algumas localidades e chuvas intensas, especialmente nas regiões Oeste e Extremo Oeste. Foram registrados raios, rajadas de vento acima de 80 km/h e precipitação volumosa em curtos períodos.

A Defesa Civil estadual emitiu 16 alertas diretamente aos celulares da população em áreas de risco por meio do sistema cell broadcast. Em Lajeado Grande, uma nuvem funil — estrutura giratória que pode evoluir para tornado — foi registrada, mas sem confirmação de contato com o solo ou danos.

O município mais impactado foi Ibiam, no Meio-Oeste, com 260 residências danificadas. A cidade decretou emergência e mobilizou todas as forças para restabelecer serviços essenciais e atender a população. Em Videira, foram mais de 300 casas afetadas. Até o momento, 908 residências foram danificadas em todo o estado.

Outros municípios afetados incluem: São Miguel do Oeste, Lajeado Grande, Ouro Verde, Faxinal dos Guedes, Passos Maia, Seara, Bom Jesus, Xanxerê, Lebon Régis, Herval d’Oeste e Tangará. Seis cidades, incluindo Videira, já avaliam a necessidade de solicitar reconhecimento de emergência e Indicativo de Ação Humanitária (IAH).

A Defesa Civil segue com monitoramento constante, prestando suporte técnico, levantamentos de danos e orientação para decretos. A previsão do tempo indica novas instabilidades nos próximos dias, o que exige atenção redobrada da população.

Relacionados

spot_img
spot_img

Últimas Notícias