O Corpo de Bombeiros de Orleans realizou, na manhã de 14/06, testes nas encostas da Esculturas do Paredão, para remoção de entulho e terra.
Utilizando uma mangueira de combate a incêndio, eles despejaram jatos d’água com pressão na parte superior do morro, a fim de remover o excesso de materiais soltos e realizar a prevenção de novos deslizamentos.
No começo do mês de maio, aconteceram deslizamentos de terra com as fortes chuvas. A enxurrada provocou a interdição da rua Etienne Stawiarki, às margens do Rio Tubarão, onde estão localizadas as Esculturas do Paredão, e também a demolição de parte da construção da casa, que fica em cima das Esculturas. No início do mês, o local voltou a sofrer novos deslizamentos, o que provocou uma nova interdição.
Conforme a diretora do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, Valdirene Böger Dorigon, esta ação visa evitar novos deslizamentos e foi realizada em conjunto com a equipe do Unibave, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Secretaria de Infraestrutura da prefeitura de Orleans, que também estiveram no local acompanhando o trabalho.
“A ação foi realizada em comum acordo com o proprietário da casa afetada pelo deslizamento e o resultado foi dentro do esperado. Agora será programada a continuidade dos testes junto à prefeitura de Orleans”, comentou Valdirene.