Na noite de quarta-feira, 20 de novembro de 2024, trabalhadores foram resgatados em Içara, após serem mantidos em condições análogas à escravidão. A ação ocorreu por volta das 23h20, no bairro Liri, durante um patrulhamento da Polícia Militar (PM).
Os policiais abordaram um veículo com excesso de passageiros, e um dos ocupantes, identificado como foragido, relatou que trabalhava em uma lavoura de fumo, onde era mantido em condições degradantes, recebendo entorpecentes, moradia insalubre e alimentação como forma de pagamento. A partir dessa denúncia, a guarnição se deslocou até a propriedade indicada.
No local, foram encontrados outros homens vivendo em condições análogas à escravidão. Durante a abordagem, também foram apreendidas porções de crack, 10 porções de cocaína e duas de maconha. O responsável pela propriedade, um homem de 59 anos, e seus filhos foram presos sob acusação de redução à condição análoga à de escravo, tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Os suspeitos e as drogas apreendidas foram encaminhados à Central de Flagrantes para os procedimentos legais. A operação reflete o compromisso das autoridades no combate ao trabalho escravo e ao tráfico de drogas na região.
Corpo de Bombeiros|CBMSC