Cada vez a sociedade está mais tecnológica e para isso depende do uso de energia elétrica. A CERSUL (Cooperativa de Distribuição de Energia Elétrica) atende a maior rede entre as cooperativas do estado de Santa Catarina e consegue manter um fornecimento estável graças ao investimento em material humano e técnico.
Durante o verão, especialmente, costumam ocorrer muitas intempéries, e mesmo diante destas, a rede está preparada para haver o menor número de falhas. Em casos de interrupções no fornecimento de energia elétrica, o atendimento às ocorrências emergenciais também é rápido.
Para o presidente da CERSUL, Jonnei Zanette, o trabalho é estratégico para atender os cerca de 18 mil associados. “Existe uma logística dentro da cooperativa, para que se possa prever desde as possibilidades da previsão do tempo, até a melhoria das redes. Existe uma logística para que o associado possa ficar bem assistido”, enfatiza.
Nei pontua que o trabalho é sistematizado para que chegue energia elétrica com qualidade ao consumidor.
De acordo com o funcionário, Vanio Pietsch, há diversos setores técnicos que funcionam de forma integrada para dar o suporte necessário, para que não se sinta instabilidade no fornecimento de energia elétrica.
“Existem diversos fatores que podem ocorrer falhas, e nestes casos, também a logística aponta um tempo-resposta que seja eficiente”, lembra.
O supervisor do COD (Centro de Operação da Distribuição), Josiel Nagel Manenti, explica que a rede se mantém em monitoramento durante todos os dias dos anos nas 24 horas diárias. “Temos uma extensão de rede grande e toda ela é monitorada de forma digital via supervisório. Estamos conectados e organizados para que o sistema flua”.
As equipes de plantão para o atendimento às ocorrências emergenciais atuam em três pontos estratégicos: na sede em Turvo, em Meleiro e Timbé do Sul. A partir desta estratégia há mais rapidez para que toda a extensão de rede seja agilmente atendida.
No monitoramento também se inclui a previsão do tempo, porque caso haja possibilidade de algum transtorno maior podem ser aumentadas as equipes de plantão e evitar muito tempo sem fornecimento caso ocorram problemas.
“Estamos constantemente trabalhando para que a rede esteja em condições boas para evitar que mesmo em condição climática adversa não haja transtorno”, assinala o supervisor do COD.
Em caso de acionamento da equipe de plantão, os associados da CERSUL (Cooperativa de Distribuição de Energia) contam com um canal de atendimento unificado, através do número 0800 643 1920 e ainda podem solicitar serviços pelo aplicativo CERSUL MOBILE, baixado no celular pela Play Store ou APP Store.