A depressão é uma doença que afeta negativamente como as pessoas se sentem, como pensam e como agem. Em meio a pandemia muitos casos aumentaram, devido a este fato nossa equipe conversou com a psicóloga sombriense Jéssica Santos sobre os transtornos depressivos, causas, sintomas e tratamentos.
De acordo com a psicóloga, “os transtornos depressivos provocam sentimentos de tristeza ou perda de interesses em atividades que em momentos anteriores traziam prazer. Pode levar também a uma variedade de problemas emocionais e físicos e pode diminuir a capacidade de uma pessoa manter suas atividades normais no trabalho e em casa”.
Jessica afirma que: “para obter um diagnóstico de depressão, os sintomas devem ter durado por no mínimo duas semanas. E os mesmos são caracterizados em leve, moderado e grave, podendo incluir: tristeza, humor deprimido; perda de interesse ou prazer em atividades antes apreciadas; alterações no apetite, perda de peso ou ganho não relacionado à dieta; problemas para dormir (insônia) ou dormir demais; perda de energia ou aumento da fadiga; baixa autoestima e presença de sentimentos de culpa; dificuldade para pensar, concentrar ou tomar decisões;
pensamentos de morte ou suicídio. A depressão pode afetar qualquer pessoa, e cada um vai sentir de uma maneira diferente, pois cada indivíduo tem a sua subjetividade”.
Fique atento a
alguns fatores que podem
desencadear a depressão
– Estresse e ansiedade crônicos;
– Disfunções hormonais, problemas na tireóide;
– Excesso ou escassez de peso, sedentarismo e dieta desregrada;
– Vícios (cigarro, álcool e drogas ilícitas);
– Traumas físicos ou psicológicos, experiências de violência doméstica ou abuso;
– Separação conjugal, perda de emprego, a perda de uma pessoa muito querida;
– Fibromialgia e dores crônicas;
A psicóloga alerta: “A depressão é uma doença que causa desconforto, dor e sofrimento e não deve ser ignorada. Se você estiver com sintomas de depressão, o primeiro passo é consultar um médico, um psiquiatra ou um psicólogo. Fale sobre suas preocupações, converse com alguém com quem possa desabafar. E jamais esqueça: você não está sozinho!”.