O Ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Tarciso Vieira de Carvalho Neto manteve a decisão sobre a cassação de mais cinco vereadores da coligação PMDB/PSB/PRB/DEM, de Sombrio, que concorreram à uma vaga na Câmara de Vereadores nas eleições de 2016. Dessa forma, ficou mantida a cassação de toda a chapa e do mandato dos cinco vereadores eleitos na cidade.
O ministro Tarciso Vieira, entendeu que houve fraudes na composição da chapa formada por PMDB/PSD/PRB/DEM. Em sua decisão o ministro diz que 4 candidatas que concorreram na eleição de 2016 eram laranjas, e essas mulheres só teriam participado para preencher a cota de gênero que é de 30%. Uma delas não recebeu um voto se quer. Os candidatos que tiveram mandatos cassados foram: Adenir Duart (MDB), Carlinhos Gomes (MDB), Agenor Gomes (MDB), Edson da Rosa (MDB) e Daniel Bitencourt (PSB).
Na última semana o vereador Fabiano Pinho (PSDB) também perdeu o mandato. Dos 11 vereadores da cidade 6 tiveram afastamento, com a decisão de cassação os suplentes do partido da coligação também perdem o mandado, todos os votos perdidos pela chapa serão anulados e o restante dos votos da eleição recontados. Com isso as vagas da câmara de vereadores irão para outras coligações que concorreram nas eleições municipais.
Na última sexta-feira o vereador Marcelo Areão do Partido dos Trabalhadores (PT) assumiu a presidência da câmara. A Justiça Eleitoral também definiu que a diplomação dos novos vereadores acontecerá no dia 25 de outubro. Nesta segunda-feira (14) e na próxima (21) não haverá sessões ordinárias na câmara.