O Conselho Universitário (Consu) da Unesc aprovou, por unanimidade, a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, e ao deputado federal Pedro Francisco Uczai. A honraria, a mais elevada distinção acadêmica, reconhece a contribuição das lideranças na defesa e no fortalecimento das universidades comunitárias catarinenses.
A reitora em exercício da Unesc, Gisele Coelho Lopes, enfatizou que a decisão reconhece a importância de quem transforma a educação em política de Estado. “Expressa o reconhecimento da comunidade universitária à trajetória de contribuição e defesa do progresso da educação superior e, em especial, na valorização das universidades comunitárias catarinenses, que exercem papel estratégico no desenvolvimento regional e na promoção da inclusão social”, pontuou.
Legado em defesa da educação
A secretária de Educação do Estado e reitora licenciada da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, destacou que o título insere os homenageados em um seleto grupo de figuras. “Ao receberem essa honraria, Jorginho Mello e Pedro Uczai passam a integrar um seleto grupo de figuras que deixaram legado permanente ao ensino superior brasileiro e ao papel das universidades comunitárias como patrimônio educacional que impacta vidas e territórios”, avaliou Luciane.
O Conselho Universitário considerou as atuações essenciais de ambos na implementação de políticas que expandiram o acesso ao ensino superior:
- Jorginho Mello: Idealizador e implementador do Programa Universidade Gratuita e autor de leis que reconheceram as Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES).
- Pedro Uczai: Presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias, com atuação decisiva na sustentabilidade das instituições e na ampliação do Proies.
A solenidade oficial de outorga do título será realizada em data a ser definida.









