A Unesc manifesta profundo pesar pelo falecimento do professor de Medicina Dario Henrique Garcia, ocorrido nesta terça-feira (4), aos 78 anos. Em reconhecimento à sua trajetória de dedicação à docência e à ciência, a Reitoria decretou cinco dias de luto oficial. Dario era esposo da professora da Unesc e coordenadora da Clínica de Medicina, Leda Soares Brandão Garcia.
O professor Dario completou 50 anos de profissão em 2023. Ele é lembrado como um exemplo de ética, generosidade e amor pela Medicina e pelo Ensino.
A reitora em exercício, Gisele Silveira Coelho Lopes, destacou o legado humanista de Dario Garcia. “O professor Dario foi um exemplo de compromisso com o conhecimento e com a missão de educar. Sua história se entrelaça à da Unesc e à formação de inúmeros profissionais da saúde. Ao longo de sua trajetória, cultivou uma forma muito singular de ensinar pautada pela escuta, empatia e olhar atento ao outro. Ele compreendia o ato de educar como um gesto de cuidado, algo que ia muito além do conteúdo técnico, era sobre formar seres humanos sensíveis, éticos e comprometidos com a vida. A sua presença entre nós sempre foi marcada por serenidade e sabedoria”, enfatizou.
Serenidade e legado na medicina
Na Unesc, Dario Garcia atuou como docente em sala de aula e no Ambulatório de Medicina, coordenou o Serviço de Medicina e integrou o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).
A reitora licenciada, Luciane Bisognin Ceretta, reforçou o impacto de sua presença. “A partida do professor Dario nos toca profundamente. Ele representava o que há de mais genuíno na missão de educar, o compromisso com a vida, o respeito ao ser humano e o amor pelo conhecimento. Sua presença entre nós foi marcada pela serenidade, pela escuta atenta e pela capacidade de transformar o aprendizado em algo humano e inspirador. A Unesc se despede de um mestre que deixa raízes profundas em nossa história e corações”, ressaltou.
O coordenador do curso de Medicina, Marcelo Vinhas, também lembrou a humanidade do professor. “O que fica para os estudantes é o legado que o professor Dario deixou por meio dos ensinamentos. Sempre muito dedicado ao ensino, o professor Dario continuava na Universidade até recentemente. Ele nos ensinou sobre humanidade, atenção e empatia. Sentimos muito a sua partida, mas fico feliz por ter tido a oportunidade de conviver com ele, de aprender com ele, de compartilhar momentos, festas e histórias. Um ser humano incrível”, salientou.
A professora e ex-coordenadora do curso de Medicina, Maria Inês da Rosa, destacou o valor da amizade e da serenidade do professor. “Dario esteve muito além da Medicina em nossas vidas. Participou dos momentos mais especiais da nossa família como formaturas, casamento, aniversários e jantares, sempre com sua presença elegante, seu carinho discreto e seu apurado gosto pela boa gastronomia. Recentemente celebramos juntos os 50 anos de união com a querida Leda, um marco de amor e parceria que hoje nos traz conforto. Ficam seu exemplo de serenidade, integridade e amizade verdadeira. Assim o guardaremos na memória , com carinho, respeito e profunda gratidão”, falou.












