Lançamento ocorreu na noite desta quinta-feira (02), na sede da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc)
Um Plano de Desenvolvimento Socioeconômico elaborado por meio da expertise da Unesc e do Sebrae/SC para a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) foi apresentado na noite desta quinta-feira (02), na sede da Associação em Araranguá. O lançamento do projeto contou com a participação das principais lideranças do Extremo Sul, com a presença dos prefeitos de todos os municípios, além de demais líderes políticos e empresariais e do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, de forma virtual, assim como dos membros da equipe do Estado, como o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Luciano Buligon, e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Zabot Holthausen.
O encontro foi transmitido também ao vivo no canal da Unesc TV no Youtube e pela Rede Amorim Comunicações na fanpage do Portal Amorim e antes do evento no programa Podcast Fala Empreendedor.
Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, “Os ingredientes para um excelente resultado, a equipe já tem: pessoas apaixonadas pela região, um cenário absolutamente encantador, instituições pujantes e determinado a melhorar o desenvolvimento e excelentes gestores”.
O Plano, desenvolvido de forma participativa junto à comunidade ao longo de 2022, detalhará fraquezas a serem trabalhadas e referências que oferecem potencial de exploração para o crescimento sustentável da região que, com apoio da Unesc e do Sebrae/SC, promete despontar em desenvolvimento. O documento será elaborado, além de forma global para toda a região, individualmente para cada um dos 15 municípios.
O presidente da Amesc, Moacir Francisco Teixeira, prefeito de São João do Sul, destacou a importância desse Plano terá para a região. ”Vai munir os gestores para planejar seus mandatos. Prefeitos unidos, sem distinção de partido político para junto da Unesc e do Sebrae/SC conseguir alcançar os objetivos. Levar a região ao patamar que ela deve estar”, concluiu.
As etapas de desenvolvimento do Plano foram elencadas pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes. Conforme a pró-reitora, a Unesc, o Sebrae e a Amesc estão de mãos dadas em prol do avanço social e econômico de uma região que tem gigante potencial a ser explorado de forma competitiva e diferenciada.
“As etapas dos trabalhos a serem realizados até novembro de 2022 se darão em Diagnóstico, Visão de Futuro e Vocações, Ecossistema Socioeconômico e Mapa Estratégico, Projetos Estratégicos e Governança. A Universidade estará mergulhada nesse processo por meio do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico”, garantiu.
Coordenador regional Sul do Sebrae, Murilo Gelosa, destacou o orgulho de fazer parte do movimento que fará com que o Extremo Sul evolua para outro patamar de desenvolvimento. “Agradecemos imensamente a todos os prefeitos que nos receberam e confiaram na Unesc e no Sebrae para realizar esse trabalho. Sabemos que tão importante quanto fazer um plano é colocá-lo em prática. Nosso comprometimento e realizar todas as etapas e apresentar todos os resultados e apoiá-los para que todo esse movimento saia efetivamente do papel e chegue à prática”, completou.