A Unesc e o Sicredi Sul SC formalizaram, na tarde desta terça-feira (11/2), uma parceria institucional estratégica para impulsionar o turismo no Sul de Santa Catarina por meio do programa Integratur. O ato de assinatura, realizado na reitoria da Universidade em Criciúma, estabelece uma cooperação que une o conhecimento acadêmico ao suporte financeiro cooperativista para promover o desenvolvimento sustentável e a qualificação de empreendedores nos 12 municípios da Região Carbonífera.
Com a oficialização do acordo, o Sicredi passa a integrar a identidade visual de todas as ações do Integratur. Além do aporte financeiro e institucional, a cooperativa oferecerá linhas de crédito exclusivas e capacitações para os empresários locais, utilizando sua capilaridade no território para fortalecer o ecossistema turístico regional. Conforme informações da Unesc, a iniciativa visa transformar o potencial turístico em resultados econômicos concretos para as comunidades envolvidas.
União de esforços para o desenvolvimento sustentável
Para a reitora em exercício da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes, a aliança representa a convergência de propósitos entre instituições que buscam o crescimento regional. “Uma região forte é aquela que tem instituições fortes e estas são aquelas que caminham juntas, porque isso faz com que consigamos ir mais longe, entendendo as nuances e os desafios da caminhada e unindo os potenciais de cada uma”, enalteceu a reitora.
Gisele destacou que o projeto é fruto de estudos técnicos rigorosos que agora ganham o reforço da expertise de mercado do Sicredi. “O Integratur é desenvolvido em parceria com o trade turístico e o poder público dos municípios da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), que acreditou na ideia e contratou a Unesc para implementar esta metodologia nos 12 municípios. A parceria se consolida ao unir a expertise da Universidade na leitura das potencialidades do território com o apoio financeiro da cooperativa, fortalecendo os empreendimentos e impulsionando a economia regional por meio do turismo”, explicou.
Cooperativismo como motor da economia regional
O presidente do Sicredi Sul SC, Aloísio Westrup, reiterou que o objetivo central da cooperativa é promover o bem-estar da comunidade através do conhecimento e de ferramentas de fomento. “O nosso objetivo é estar junto da comunidade, levando conhecimento, oportunidades e ferramentas para que as pessoas e os empreendedores possam se desenvolver. O cooperativismo é isso: oferecer condições para que todos cresçam. Uma cooperativa só é forte quando o seu associado é forte”, afirmou Westrup durante o encontro.
O presidente demonstrou otimismo com os resultados que a soma de competências pode gerar para a região. “Nós crescemos juntos e, por isso, é uma satisfação imensa fazer parte deste projeto e contribuir com o desenvolvimento da nossa região. Nós acreditamos muito nessa iniciativa e sabemos que podemos contribuir de forma significativa para o seu fortalecimento”, completou.
Integração entre universidade, poder público e iniciativa privada
A diretora de Negócios do Sicredi Sul SC, Karina Colombo, destacou que o modelo de colaboração adotado pelo Integratur assemelha-se a exemplos internacionais de sucesso. “Quando falamos em prosperidade, estamos falando de desenvolvimento econômico, social e de oportunidades reais para as pessoas. Essa iniciativa vai exatamente ao encontro do que acreditamos enquanto cooperativa”, pontuou a diretora.
Segundo Karina, a integração entre o setor acadêmico e o privado é fundamental para gerar valor real ao território. “Observando exemplos internacionais em países como China e Israel, é possível notar que quando universidade, setor público e iniciativa privada caminham juntos, o impacto das ações se multiplica e gera valor concreto para o território. É nessa integração que a transformação acontece. Por isso, quando o projeto surgiu, entendemos que deveríamos seguir juntos nessa jornada. Queremos levar soluções, agregar conhecimento e estar próximos desse público, que tem muitas demandas e necessidades. Nosso papel é apoiar, orientar e oferecer ferramentas para que esses empreendedores se fortaleçam e cresçam junto com a região”, explicou.
Nova fase e cronograma do programa Integratur
A chegada do Sicredi marca o início de um novo ciclo de expansão para o projeto. Segundo o agente de inovação do Integratur, Paulo Priante, a recepção nas etapas iniciais tem sido positiva. “Nossa equipe tem sido incansável e realmente dedicada ao propósito de fazer acontecer o turismo regional. A recepção nestas primeiras etapas já tem sido muito positiva e temos a certeza de que a chegada do Sicredi tem muito a contribuir para que os resultados sejam ainda mais expressivos”, analisou.
Estrutura e objetivos do programa
Idealizado pela Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt) da Unesc, o Integratur baseia-se em diagnósticos realizados durante a elaboração dos Planos de Desenvolvimento Socioeconômico da Amrec e da Amesc. O programa, formalmente adotado pela Amrec em 2025, está estruturado em três pilares principais: habilitação municipal, governança e promoção da oferta turística. O cronograma de atividades está previsto para ocorrer até 2029, garantindo um acompanhamento de longo prazo para a consolidação do turismo nos doze municípios da região.












