A Unesc firmou um convênio de cooperação com a Universidade Técnica de Bursa, na Turquia, para intercâmbio de professores e pesquisadores na área de Engenharia de Materiais. A parceria, que tem duração de três anos e faz parte do programa Erasmus da União Europeia, visa fortalecer a internacionalização da universidade catarinense.
O professor Adriano Michael Bernardin, coordenador adjunto do curso de Engenharia Mecânica da Unesc, será o representante brasileiro no intercâmbio, em uma visita de sete dias com foco na troca de conhecimentos técnicos e práticos.
Para o professor Bernardin, o acordo é um passo importante para a universidade. “Em um mundo cada vez mais globalizado, a relação entre a Unesc e Bursa significa muito mais do que o intercâmbio entre docentes. O convênio entre as universidades marca o início de um relacionamento, não só com a Turquia, mas também com a comunidade acadêmica da União Europeia”, afirmou.
A expectativa é que o intercâmbio comece em 2026, com a vinda de dois professores-pesquisadores turcos para a Unesc, o que deve abrir novas oportunidades de cooperação científica e cultural.