A Unesc oficializou mais um avanço na área da saúde com a apresentação do novo curso de Fonoaudiologia. O evento, realizado na noite desta terça-feira (16) no Centro de Inovação Criciúma (CRIO), reuniu professores, estudantes e a comunidade para uma palestra com a Dra. Ana Maria Furkim, referência nacional e internacional na área.
Com o tema “Seu futuro começa com a voz que transforma”, a palestrante abordou as 14 especialidades da profissão e a importância da atuação ética. “Para mim, a voz é uma das áreas mais fascinantes (…) É possível trabalhar com locutores, professores, atores, cantores, bem como com a voz de pessoas em processo de adoecimento”, destacou Furkim.
Demanda Regional e Saúde Pública
A criação do curso atende a uma solicitação direta de gestores públicos e entidades de saúde. Segundo a reitora licenciada e secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, a demanda partiu de secretários municipais, Apaes e centros de reabilitação (Amas), que enfrentam carência desses profissionais no Sul do estado.
A reitora em exercício, Gisele Silveira Coelho Lopes, reforçou o protagonismo da instituição: “A Unesc chega para suprir uma lacuna importante e será protagonista nessa formação no Sul de Santa Catarina”.
Diferenciais do Curso
A graduação em Fonoaudiologia da Unesc se destaca pela carga horária superior à média nacional e pela inserção prática imediata.
| Característica | Unesc | Média Nacional |
| Carga Horária | Mais de 4.000 horas | ~3.200 horas |
| Duração | 5 anos | Varia |
| Prática | Desde o 1º semestre | Geralmente mais tardia |
| Benefício | Integra o Universidade Gratuita | – |
Os estudantes atuarão em escolas, hospitais e clínicas, cobrindo áreas como linguagem, audição, deglutição, Libras e atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). As aulas da primeira turma iniciam no primeiro semestre de 2026.












