A Unesc marcou presença no 5º Seminário Regional sobre Plantas Bioativas e Homeopatia, realizado em Três Passos (RS). Representada pela professora do curso de Farmácia, Angela Erna Rossato, a Instituição conduziu a Palestra Magna de abertura e diversas oficinas, focando na integração entre ciência, conhecimento tradicional e o papel das mulheres no uso terapêutico de plantas.
O evento reuniu mais de 400 participantes de 38 municípios e teve apresentações baseadas nos projetos de Extensão da Unesc: Quinta do Chá e Fitoterapia Racional.
Em sua palestra, intitulada “Etnobotânica e Uso Terapêutico das Plantas Medicinais na Perspectiva da Ecologia de Saberes”, Angela Rossato ressaltou a herança feminina no conhecimento medicinal. “As mulheres foram, e continuam sendo, as principais detentoras desse saber. Valorizar essa herança é reconhecer sua contribuição silenciosa para a saúde e a cultura”, afirmou. A professora e a mestranda Jadna Silveira Rosso Coral apresentaram a planta Melissa Officinalis (chá de mãe) como símbolo do projeto Fito Frau, que homenageia mulheres rurais.
As atividades incluíram a oficina “Uso Seguro de Produtos de Origem Vegetal” e um treinamento para extensionistas da Emater/RS. Silvana Canova Ritterbusch, da Emater, elogiou a abordagem: “Vocês nos sensibilizaram de fato. Conectaram diferentes públicos e mostraram que saberes populares e conhecimento científico se complementam”.
Como gesto de união, cada município participante recebeu uma muda de Melissa Officinalis. Para Angela Rossato, a Extensão da Unesc, por meio de seus projetos de duas décadas, é o espaço onde o conhecimento ganha vida e fortalece o propósito comunitário da Universidade.