O projeto de Extensão “Cambia – Educação e Cidadania Ambiental”, da Unesc, realizou o segundo encontro com alunos do segundo ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Coronel Marcos Rovaris, no bairro Pinheirinho, em Criciúma, nesta terça-feira (14). A iniciativa visa promover a educação e a cidadania ambiental no chamado Território Paulo Freire II.
O projeto é coordenado pelo professor do curso de Direito, Diogo Lents Meller, e conta com o apoio de acadêmicos de Ciências Biológicas e Direito. Meller explicou que o objetivo é levar a conscientização para jovens e adultos, e que a saúde e o trabalho de todos dependem de um planeta saudável.
“A nossa saúde depende da natureza, o nosso trabalho depende de um planeta saudável, assim, todo o nosso bate-papo procura tratar esse assunto com uma linguagem que seja acessível conforme as faixas etárias que são trabalhadas”, explicou o professor.
Interdisciplinaridade e conscientização
O projeto é interdisciplinar, unindo conceitos de Ciências Biológicas (conscientização e percepção ambiental) e Direito (Direito Fundamental ao Meio Ambiente e a concretização de outros direitos). Ao final dos cinco encontros previstos, os próprios alunos produzirão e divulgarão vídeos de conscientização ambiental no Instagram da escola.
A assistente técnica pedagógica da Escola, Márcia Lopes, destacou a importância da parceria com a Unesc, que aborda temas essenciais para a nova geração. “A questão do meio ambiente, a questão da legalidade de tudo que aborda esse assunto, se torna muito importante neste momento para toda a sociedade, para a nossa escola, para o país e para o mundo”, comentou.
A extensionista Beatriz Zeferino, acadêmica de Direito, compartilhou a satisfação em aplicar o conhecimento jurídico na prática. “É gratificante poder ver as respostas dos alunos com as suas percepções como agentes que podem contribuir com a preservação do Meio Ambiente”, declarou.
O termo “Cambia” significa “mudar, mudança ou relação de troca”, e o projeto busca a ação transformadora frente a desafios ambientais locais, como o acúmulo de resíduos e as consequentes cheias.