A Unesc se consolidou como uma das mais relevantes Instituições de Ensino Superior não estatais do estado de Santa Catarina, de acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF) 2024 e divulgado nesta semana. A Instituição ocupa a segunda posição geral entre as Universidades não estatais do estado, reforçando a excelência em diversas áreas para o ensino superior.
No panorama nacional, a Unesc aparece em uma posição de destaque, sendo a 23ª entre as Universidades não estatais e posicionando-se em 90º lugar no ranking geral, entre todas as universidades avaliadas. Entre os critérios avaliados, os pontos fortes da Universidade incluem o desempenho em Pesquisa, Inovação e Internacionalização, evidenciando o compromisso da Instituição com a produção de conhecimento de qualidade e a inserção no cenário acadêmico global.
Para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, o resultado reflete o crescimento contínuo e a contribuição da Unesc para a região, o estado e país. “Esse reconhecimento reforça nossa excelência acadêmica e nossa busca incessante por inovação e qualidade no ensino, marcas da Unesc, que reafirma o compromisso com o desenvolvimento regional e a formação de profissionais altamente abordados em diversas áreas do conhecimento”, destaca.
A Reitora também destaca que, como Universidade Comunitária, a Unesc mostra o compromisso todos os dias ao ajudar no crescimento social, econômico, ambiental e cultural da região. “Estar nesse ranking tão rigorosamente confirma o papel de destaque que a nossa Instituição conquistou ao longo de 56 anos”, conclui.
Compromisso
Em Pesquisa, a Unesc se destaca ocupando a 1ª posição entre as não estatais de Santa Catarina e a 12ª no âmbito nacional, refletindo sua consistente produção acadêmica. Na Internacionalização, a Universidade também se destaca, alcançando o 1º lugar no estado e a 14ª colocação entre as Universidades não estatais no Brasil.
O desempenho da Unesc em Inovação também merece destaque, com a 1ª posição em Santa Catarina entre as não estatais, consolidando a Universidade como um polo de desenvolvimento e aplicação de novos conhecimentos e tecnologias.
“Este compromisso com a inovação, aliado à sua forte presença na internacionalização, fortalece o posicionamento da Unesc como uma instituição moderna e conectada às demandas globais da educação superior”, finalizou a reitora.
Reconhecimento de cursos
A Unesc se destaca não apenas pelo reconhecimento institucional, mas também pela posição de excelência obtida por diversos cursos entre as universidades não estatais do Brasil e de Santa Catarina. O curso de Artes Visuais, por exemplo, lidera o ranking estadual entre as instituições não estatais e ocupa a 30ª posição no ranking geral. A Engenharia Química também se sobressai com a 1ª colocação estadual e a 34ª posição no ranking geral.
Outro exemplo de destaque é o curso de Administração, que alcança a 2ª posição estadual entre as não estatais e a 86ª no ranking geral. Seguindo essa trajetória de sucesso, o curso de Economia assegura o 2º lugar estadual e a 75ª posição nacional, acompanhado pelo curso de Engenharia Mecânica, que figura na mesma colocação estadual e também na 75ª posição geral. O curso de Educação Física mantém a 2ª posição estadual entre as não estatais, ocupando o 118º lugar no cenário geral.
Por fim, o curso de Engenharia de Produção destaca-se ao alcançar a 3ª posição estadual entre as instituições não estatais e a 108ª posição no ranking geral. O curso de Geografia também figura em 3º lugar entre as não estatais do estado e ocupa a 122ª posição nacional, seguido pelo curso de Química, que assegura a mesma posição estadual e a 127ª posição geral, reforçando o compromisso da Unesc com a qualidade e a formação de excelência.
Dados
A coleta das informações que resulta no ranking é realizada a partir da utilização de dados nacionais, internacionais e duas pesquisas de opinião realizadas pelo Instituto Datafolha. A edição 2024 da pesquisa avaliou 203 instituições enquadradas como universidades dos 26 estados e do Distrito Federal. Em Santa Catarina, 13 instituições foram avaliadas.
No Brasil foram avaliados 19.031 cursos em mais de 2.200 Instituições de Ensino Superior (IES). Em Santa Catarina, foram avaliados 894 cursos em 86 IES.
Daniela Savi|Agecom Unesc