A comunidade acadêmica da Unesc marcou forte presença nas celebrações dos 100 anos de Criciúma nesta terça-feira (4). As festividades, realizadas na Praça Nereu Ramos, contaram com a participação da reitora em exercício, Gisele Silveira Coelho Lopes, e da reitora licenciada e secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta. A agenda incluiu a Missa de Ação de Graças, o lançamento do selo comemorativo e a emocionante homenagem aos moradores centenários.
A reitora Gisele Coelho Lopes celebrou o marco e o futuro promissor da cidade. “É uma grande alegria dividir esses momentos com toda a comunidade. Criciúma é uma cidade construída por pessoas de coragem, trabalho e união. Que os próximos 100 anos sejam de ainda mais prosperidade, inovação e qualidade de vida para todos que aqui vivem. E que a Unesc continue sendo um pilar essencial desse crescimento, uma referência em educação, ciência e cultura, capaz de atrair talentos de todo o país e contribuir para o futuro da nossa região”, afirmou.
Reconhecimento institucional e Aprofucri
A Unesc foi oficialmente homenageada pela NDTV pelo papel essencial que desempenhou no desenvolvimento e na história de Criciúma ao longo de seus 57 anos.
A reitora licenciada, Luciane Bisognin Ceretta, enfatizou a ligação profunda entre a cidade e a universidade. “É emocionante ver o quanto a Unesc faz parte dessa trajetória, contribuindo há mais de cinco décadas para transformar vidas e impulsionar o desenvolvimento regional. A Universidade nasceu e se consolidou junto à cidade, e continua sendo grande parceira no presente e no futuro”, comentou.
Ainda na tarde de terça, a Universidade recebeu reconhecimento durante o ato de apresentação do projeto da Cidade do Autista. O presidente da Associação dos Professores e Funcionários da Fucri/Unesc (Aprofucri), Edson Luiz da Silva, foi homenageado em nome da Associação pela venda do terreno do antigo Alvorada Clube, que receberá o projeto voltado ao atendimento de pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).











