Em uma decisão favorável da Justiça Federal, o curso de Medicina da Unesc teve sua nota do Conceito Preliminar de Curso (CPC) revista e elevada para 3. A mudança foi feita pelo Inep após a correção de dados sobre o regime de trabalho e a titulação dos professores, reafirmando a qualidade da graduação.
A nota 3, que atesta que o curso atende plenamente aos critérios de qualidade do Ministério da Educação (MEC), era o resultado que a universidade esperava. O curso já havia recebido nota máxima (5) em seu mais recente processo de reconhecimento pelo MEC, e no Enade, obteve nota 3, acima da média nacional.
Para a reitora em exercício, Gisele Silveira Coelho Lopes, a revisão da nota é uma justiça. “A revisão da nota nos deixa tranquilos pela certeza de que esse é o resultado que de fato reflete a qualidade do nosso ensino. Temos um curso consolidado, altamente qualificado e que tem formado médicos de referência para a nossa região e para o país”, pontuou.
A reitora licenciada e secretária de Educação de Santa Catarina, Luciane Bisognin Ceretta, classificou a decisão como uma vitória. “É justo que a decisão anterior seja corrigida e a nota reflita a qualidade do curso oferecido, que não por acaso é referência no país”, ressaltou.
O curso de Medicina da Unesc, que completa 25 anos, alia a excelência acadêmica a um forte compromisso social. Em 2024, por exemplo, mais de 200 mil atendimentos gratuitos em saúde foram realizados nas Clínicas Integradas da universidade, com a participação dos alunos. A infraestrutura do curso segue em constante expansão, com novos laboratórios e o Centro de Realidade Mista Carlos Antônio Althoff, reforçando a inovação no ensino.