A Unesc deu início à sua campanha do Setembro Amarelo com um evento especial no Auditório Edson Rodrigues, nesta segunda-feira (15). Acadêmicos, professores e a comunidade se reuniram para a palestra “Valorização da Vida: Construindo Caminhos de Esperança e Cuidado”, ministrada pela psicóloga Monique Romancini, e para uma apresentação artística do rapper V Negão.
A psicóloga e ex-aluna da Unesc, Monique Romancini, trouxe a história da campanha, que foi inspirada em Mike, um jovem americano que cometeu suicídio. Em sua homenagem, foram distribuídas fitas amarelas, que se tornaram um símbolo mundial. Monique distribuiu as fitas no evento e incentivou o público a amarrá-las no pulso, simbolizando o cuidado com a vida.
A palestrante também abordou os impactos da “positividade tóxica” e das redes sociais na saúde mental, destacando que a comparação com as “vidas perfeitas” da internet gera frustração. “Essa comparação nos distancia da gratidão pela vida que temos. É preciso respeitar o próprio ritmo e entender que todos enfrentamos lutas diárias”, afirmou.
A coordenadora do curso de Psicologia, Rosemeri Vieira, enfatizou que o Setembro Amarelo é um momento para a psicologia se fazer presente, oferecendo uma escuta qualificada. “A escuta qualificada não julga, ela acolhe e ajuda a aliviar a dor emocional, que embora invisível, é muito real”, comentou.
O rapper V Negão também inspirou a plateia ao compartilhar sua trajetória de vida. “Vencer na vida não é apenas ter poder aquisitivo: eu venci porque continuo inspirando. Muitas pessoas aqui vivenciam o Setembro Amarelo em suas famílias ou dentro de si, lutando contra sentimentos que aprisionam a alma. Se conseguirmos resgatar uma vida nessa jornada, já valeu a pena”, disse ele antes de sua apresentação.